Liderança indígena Sônia Guajajara é tema de questão de prova no vestibular da Universidade Federal de Juiz de Fora

Trechos da entrevista de Sônia Guajajara publicada em junho de 2022, no O Globo, foram utilizados para a elaboração de questões da prova de vestibular da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais.

Formada em Letras e Enfermagem, Sônia é do povo Guajajara/Tentehar, do Maranhão. Atualmente, é coordenadora executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e integrante do Conselho da Iniciativa Inter-religiosa pelas Florestas Tropicais do Brasil. Em 2022, foi eleita como deputada federal pelo PSOL de São Paulo.

Leia também: Conheça os dois brasileiros que estão entre as 100 mais influentes do mundo em 2022

Vale lembrar também que ela foi a primeira liderança indígena a receber o título pela revista Time como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo, na categoria “Pioneiros”, em 2022. Na entrevista, destaca a importância do título, a invisibilidade dos povos indígenas e os principais problemas enfrentados. A intenção é denunciar o genocídio dos povos originários e chamar a atenção sobre a importância da demarcação da terra indígena e da relação com a crise climática no discurso de premiação nos Estados Unidos.

“O brasileiro precisa entender que o indígena, seu irmão, não é inferior, não é subalterno, não é de uma cultura atrasada, na verdade são somente culturas diferentes, dentro do mesmo caldo imenso que é o nosso país”, afirmou a indígena.

Feliz com a notícia, ela publicou nas suas redes sociais:

Fonte

Related posts

Professora de Brasília viraliza nas redes ao utilizar funk para ensinar biologia

“Retratos da Leitura no Brasil”: Pesquisa revela que o brasileiro lê cada vez menos

Qual o valor da sua leitura? Ser humano levaria 5 meses para ler os 500 melhores livros do mundo, diz pesquisa