A mineira Vitória Bueno, de 18 anos, é inspiração no universo da dança, além de ter recentemente se tornado destaque internacional. Conhecida no Instagram como Vih Bueno, ela coleciona mais de 400 mil seguidores.
Natural de Santa Rita do Sapucaí, em Minas Gerais, Vitória nasceu sem os braços em decorrência de uma má formação congênita. No entanto, nada impediu ou limitou seus sonhos. Ela teve o primeiro contato com o balé clássico aos 5 anos de idade. Por indicação da fisioterapeuta da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), a mãe matriculou a menina numa academia da cidade.
Leia também: Masaka Kids Africana: conheça o projeto infantil de dança que tem encantado a internet
“Como eu já nasci sem os braços, desde bebê meu corpo foi se adaptando para eu exercer todas as minhas atividades. No ballet, essa não foi uma grande dificuldade, mas sempre minhas professoras me auxiliam e orientam em um exercício que eu ainda não conheça. Elas me ensinaram também a acompanhar os movimentos do braço com a cabeça, então sinto que tenho braços invisíveis”, disse a bailarina em entrevista.
Com dedicação e desenvoltura, a jovem continua com as aulas e também pratica jazz, sapateado e dança contemporânea.
Premiação
Em 2021, conquistou o 2° lugar no show de talentos ‘Das Supertalent’, na Alemanha. Vitória foi a única brasileira a participar do concurso.
“Deu tudo certo. Não ganhei, mas fiquei em segundo lugar com 20% dos votos. Quem podia votar eram apenas os moradores da Alemanha. Eu nem acreditei. Num outro país, as pessoas nem me conheciam e já foi uma grande vitória ter ficado em segundo lugar, uma grande realização, um momento que vai ficar guardado na memória”, contou a jovem.
Além disso, ganhou outras premiações como medalha de ouro em todos os exames que prestou na metodologia de ensino de ballet inglesa Royal Academy of Dance. Para o futuro, ela pretende prosseguir com o aperfeiçoamento e cursar a faculdade de dança após terminar o ensino médio.