O livro digital e ilustrado Histórias para inspirar futuras cientistas, de Juliana Krapp e Mel Bonfim, foi lançado em 2021 pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Ele discorre sobre a trajetória de 13 pesquisadoras da instituição na área de saúde pública. Tem como finalidade incentivar o interesse pela carreira científica, em especial do público feminino, buscando uma equidade de gênero na ciência. A divulgação faz parte do programa Mulheres e Meninas na Ciência.
Leia também: Adorável biblioteca sobre rodas leva livros para crianças que não tem acesso à leitura
A apresentação do livro destaca que foi todo elaborado por mulheres:
“Ele nasceu porque queremos ver mais mulheres atuando como cientistas. Tornando-se líderes. Tendo ideias, e conseguindo colocá-las em prática. Podendo escrever suas próprias histórias. Transformando o mundo. Embora sejam cerca de metade da população, as mulheres ainda representam apenas um terço de todos os cientistas do planeta. […] São pesquisadoras que deram contribuições preciosas em defesa da vida, da saúde e da democracia. E que mostram que lugar de menina é onde ela quiser.”
Entre as biografias retratadas, estão os nomes de Bertha Lutz e Maria José von Paumgartten Deane, cientistas que construíram suas carreiras num período em que poucas mulheres tinham acesso à educação formal. Além disso, conta também com pesquisadoras que se destacaram no enfrentamento da pandemia de covid-19 como a médica Margareth Dalcolmo e a socióloga Nísia Trindade Lima, atual presidente da Fiocruz.