Professor de 88 anos oferece aulas gratuitas de inglês em Curitiba

Hikmat Daoud Hanna, mais conhecido com Henrique, de 88 anos, natural de Bagdá, no Iraque, e residente no Brasil há quase 50 anos, viralizou nas redes sociais após a fotógrafa Fran Machoski publicar uma foto dele com o cartaz: “Reforço de inglês. Aulas gratuitas”.

Surpresa com a cena, Fran contou que ao ver o senhor segurando a plaquinha foi conversar para saber como funcionavam as aulas. À princípio, achou que era uma espécie de ‘amostra grátis’ e que depois elas seriam cobradas, porém descobriu que estava enganada. As aulas são totalmente gratuitas, além disso Henrique se disponibiliza a ir até a casa dos alunos, sem cobrar qualquer tipo de deslocamento.

Ao explicar a razão para tal empenho e generosidade, ele disse: “Veja, eu quero ajudar quem não tem dinheiro para pagar. Eu não quero acumular. Acumular pra quê?”

Atualmente, ele vive com um salário mínimo e disse: “Me é suficiente. Então não cobro nada [pelas aulas]. Em entrevista, ainda reforçou: “A minha recompensa é saber que alguém está se beneficiando do que eu tenho.”

Todo domingo, entre 9h30 e 10h30, o professor fica na Feira do Largo, próxima à Igreja da Ordem, no centro de Curitiba, em busca de alunos. Henrique é poliglota, fala fluentemente árabe, português, inglês e italiano, além de conhecer latim, espanhol, francês e esperanto.

Após a publicação da fotógrafa, o compartilhamento foi intenso e muitas pessoas quiseram contribuir de alguma forma. Uma plataforma de ensino de idiomas comprometeu-se a hospedar viodeoaulas, enquanto outro grupo vai colaborar na doação de um computador e celular para que ele possa gravar as aulas e interagir com os alunos. Também ganhou um perfil no Instagram, que, no momento, é administrado por Fran, e uma vaquinha virtual para ajudá-lo na publicação de um livro de autoajuda e dois dicionários (português-árabe e italiano-árabe), que já estão prontos.

 

 

Fonte
Fonte

Related posts

Prêmio Literário Máquina de Contos abre inscrições para sua nova edição

Maria Bethânia revela em entrevista que teve relacionamento com Gilberto Gil: “partiu meu coração”

Sérgio Moro confunde “O Avesso da Pele” com “livro do Pelé” e causa constrangimento