Wordle: conheça o passatempo online que viralizou em pouco tempo e já ganhou versões em mais de 70 línguas

O engenheiro de software, Josh Wardle, é o desenvolvedor do jogo que conquistou o público em pouco tempo. O passatempo foi criado em outubro do ano passado para sua namorada, Palak Shah, que durante a pandemia começou a se interessar por jogos com palavras.

O Wordle (que faz uma brincadeira com o seu sobrenome) consiste no desafio diário de adivinhar uma palavra de cinco letras. O usuário tem até seis tentativas para descobrir a palavra e o resultado pode ser compartilhado. O jogo é gratuito e aposta num conceito simples, livre de propagandas. As instruções são fáceis: cor amarela indica que a palavra tem a letra, mas está localizada em outra posição; cor verde indica que a letra está na posição correta.


Após abrir o jogo para o público, o engenheiro não esperava que a procura fosse tão grande. Tanto que nos últimos dias o jornal New York Times adquiriu os direitos do desafio por uma quantia não revelada. Tamanho foi o sucesso do jogo que desenvolvedores passaram a criar variações em outros idiomas. Até o momento, possivelmente, já existam 222 versões do jogo em 79 línguas.


Versão brasileira
Apenas por diversão, o brasileiro Fernando Serboncini resolveu criar a versão brasileira do Wordle, denominada Termo.
“Eu não planejava lançá-lo ao público, mas enviei para alguns amigos e, em uma hora, dez mil pessoas estavam jogando. Ele explodiu e eu não tinha controle sobre ele – no final do dia, havia mais de cem mil jogando.” relatou o desenvolvedor.

Estima-se, atualmente, que pelo menos 400 mil jogadores acessam o jogo todos os dias. Também há outras versões em português: Letreco, Palavra do dia, Charada e Wordlegame.org.

Confira o JOGO ONLINE

Fonte
Fonte

Related posts

Professor mineiro faz sucesso nas redes sociais ao utilizar paródias musicais para ensinar língua portuguesa

Trabalhadores rurais são alfabetizados em 100 dias no interior de Minas Gerais

“Imagens de uma busca de si”: livro reúne conteúdos inéditos em formato multimídia