Arte rupestre descoberta na Amazônia mostra humanos com animais da Era do Gelo

Incríveis pinturas encontradas na Amazônia, de pelo menos 12 mil anos atrás, mostram humanos vivendo com animais há muito extintos, como preguiças gigantes e mastodontes

Uma série de de registros de arte rupestre – no número mesmo de milhares – retratando enormes criaturas da Idade do Gelo foram revelados por pesquisadores na floresta amazônica. As pinturas foram feitas, segundo pesquisadores, por volta de 11.800 a 12.600 anos atrás. O comunicado foi feito por pesquisadores da Universidade de Exeter, no Reino Unido.

As pinturas foram encontradas em três cavernas rochosas diferentes, sendo a maior delas, a Cerro Azul, um lugar que abriga 12 painéis e milhares de pictogramas individuais.

Segundo matéria da CNN, as artes rupestres foram localizada na Serranía La Lindosa, na atual Colômbia e mostram como os primeiros habitantes humanos da área teriam coexistido com a megafauna da Idade do Gelo. Os registros mostram o ser humano interagindo com o que parecem ser preguiças gigantes, mastodontes, camelídeos, cavalos e três ungulados com os dedos dos pés com troncos.

“Essas imagens realmente são incríveis, produzidas pelas primeiras pessoas a viver no oeste da Amazônia. As pinturas dão um vislumbre vívido e emocionante da vida dessas comunidades. É inacreditável para nós hoje pensar que elas viviam entre e caçavam herbívoros gigantes, alguns do tamanho de um carro pequeno.” disse Mark Robinson, arqueólogo da Universidade de Exeter

Veja algumas dessas pinturas:

Veja a matéria completa aqui!

Related posts

Casal bolsonarista reclama de manifestações políticas no show do MPB4 e deixa plateia sob vaias

“5 DANÇAS” celebra a longevidade artística de cinco dançarinas curitibanas da geração dos anos 60

“Ainda Estou Aqui” se torna a maior bilheteria brasileira nos cinemas depois da pandemia