Incríveis pinturas encontradas na Amazônia, de pelo menos 12 mil anos atrás, mostram humanos vivendo com animais há muito extintos, como preguiças gigantes e mastodontes
Uma série de de registros de arte rupestre – no número mesmo de milhares – retratando enormes criaturas da Idade do Gelo foram revelados por pesquisadores na floresta amazônica. As pinturas foram feitas, segundo pesquisadores, por volta de 11.800 a 12.600 anos atrás. O comunicado foi feito por pesquisadores da Universidade de Exeter, no Reino Unido.
As pinturas foram encontradas em três cavernas rochosas diferentes, sendo a maior delas, a Cerro Azul, um lugar que abriga 12 painéis e milhares de pictogramas individuais.
Segundo matéria da CNN, as artes rupestres foram localizada na Serranía La Lindosa, na atual Colômbia e mostram como os primeiros habitantes humanos da área teriam coexistido com a megafauna da Idade do Gelo. Os registros mostram o ser humano interagindo com o que parecem ser preguiças gigantes, mastodontes, camelídeos, cavalos e três ungulados com os dedos dos pés com troncos.
“Essas imagens realmente são incríveis, produzidas pelas primeiras pessoas a viver no oeste da Amazônia. As pinturas dão um vislumbre vívido e emocionante da vida dessas comunidades. É inacreditável para nós hoje pensar que elas viviam entre e caçavam herbívoros gigantes, alguns do tamanho de um carro pequeno.” disse Mark Robinson, arqueólogo da Universidade de Exeter
Veja algumas dessas pinturas:
Veja a matéria completa aqui!