Conheça a casa do terror de Guillermo Del Toro

O diretor do inesquecível Labirinto do Fauno, do sombrio Mama, do mágico Festa no Céu entre outros filmes marcantes é um colecionador um tanto obcecado pelo lado sombrio e macabro da literatura e do cinema. Quando quer escrever, ele tem um ambiente esplendidamente inspirador que ele chama de Bleak House (algo como ‘’casa sombria, fria, sem vida, desolada’’), onde por todos os lados encontramos memorabília relacionada a filmes clássicos de terror e obras literárias de terror e fantasia sombria. Por exemplo, na grade da sacada do andar superior, há uma cabeça gigante do Frankenstein de Boris Karloff.

Na sala, em frente à lareira, está uma estátua em tamanho real de ninguém mais ninguém menos do que o próprio Edgar Allan Poe, feita pelo artista Thomas Kuebler sob encomenda por Del Toro. O cineasta comenta em entrevistas que sempre quis poder estar cercado por aqueles que o inspiram. Por isso também tem uma estátua em tamanho real de H.P. Lovecraft em frente às suas estantes – as quais, aliás, são recheadas de primeiras edições de clássicos de contos de fadas, de terror, entre outros.

                

Toda a casa é um museu de preciosidades macabras, um paraíso para qualquer fã de horror. Del Toro possui desde miniaturas até bustos de Frankenstein e inclusive uma caveira em forma do rosto da criatura Frankenstein, na versão clássica dos cinemas, o qual ele diz ser o seu monstro favorito. A coleção de Frankensteins do cineasta fica em frente a um quadro que imita uma janela para uma tempestade.

Além de tantos colecionáveis, o diretor também tem, é claro, artefatos utilizados em seus filmes, como do famoso Labirinto do Fauno e Hellboy, além de objetos de clássicos como Mansão mal-assombrada, da Disney. As paredes são cobertas de quadros e artes conceituais de obras como O Estranho Mundo de Jack, fotografias de filmes de Hitchcock e obras raras de artistas como R. Crumb a H.R. Giger, entre muitos outros quadros e objetos impressionantes.

O lugar parece um museu de terror, onde Del Toro não só se inspira para escrever como também leva equipes de designers que trabalham em seu filmes para trabalharem lá, absorvendo assim a atmosfera mágica e sombria da Bleak House. O cineasta tem mais de 700 peças de arte originais, e muitas delas estarão em exposição no museu LACMA em Los Angeles, de 31 de julho até 27 de novembro deste ano. Se alguém aí planeja alguma viagem para Los Angeles, essa é uma exposição imperdível para todo fã de cinema e/ou terror. Veja abaixo mais fotos encantadoras da monstruosa coleção de Del Toro.





 
Veja abaixo um vídeo em que o próprio Del Toro apresenta sua impressionante Bleak House!

 
 
Fontes:
http://www.nytimes.com/interactive/2015/10/07/movies/11guillermodeltoro-house.html?_r=0

Guillermo del Toro’s Monster Art Collection Is Coming to LACMA


http://manslife.com/11067/guillermo-del-toro-bleak-house-man-cave/
 

Related posts

 “Termodielétrico” aposta na poesia para contar a história do cientista Joaquim da Costa Ribeiro

A garota da vez (2024): Anna Kendrick estreia na direção com true crime e misoginia

Coletivo de produtoras de cinema cria distribuidora de filmes pioneira no sertão da Bahia