Conceição Evaristo publica dissertação de mestrado inédita sobre literatura negra em que surgem esboços das “escrevivências”

Conceição Evaristo decidiu publicar sua dissertação de mestrado, defendida em 1990 na PUC-Rio. A autora irá realizar esta publicação com a editora Pallas com o título “Literatura Negra: uma poética de nossa afro-brasilidade”.

A publicação do trabalho científico de Dona Conceição Evaristo é uma das bases teóricas construídas pela autora que vem desenvolvendo sua escrita e sua contribuição para a literatura brasileira feita por mulheres negras.

Neste trabalho Dona Conceição investiga nesta pesquisa a construção da identidade literária afro-brasileira e como a escrita negra é um meio de resistência preservação de memória e reafirmação das culturas dos povos negros.

É com base nesse texto, que surgem as primeiras fagulhas da criação do conceito escrevivência, que hoje permeia toda a obra de Dona Conceição registrando a importância da escrita na tradução das vivências e experiências de pessoas negras, na medida em que corpo e narrativa são indissociáveis.

Leia também: Canção para ninar menino grande: escrevivências de Conceição Evaristo

É muito importante a celebração desta publicação, reafirmando a presença de mulheres negras no espaço acadêmico, consolidando ainda mais o lugar de referência de Dona Conceição Evaristo como uma autoridade quando o assunto é a literatura brasileira.

Neste momento precisamos ovacionar o trabalho de Dona Conceição e de tantas outras mulheres negras como Sueli Carneiro, laureada recentemente com o prêmio Juca Pato, que juntas estão pavimentando o caminho para que outras mulheres negras sejam reconhecidas pelo seu trabalho acadêmico e/ou literário. 

Segundo a Editora Pallas, a publicação da dissertação de mestrado inédita sobre literatura negra, de Dona Conceição Evaristo entrará em pré-venda em breve! 

Fonte

Related posts

“Um dia, todos terão sido contrários a isso”: Ao receber o National Book Award 2025, Omar El Akkad faz contundente discurso contra genocídio em Gaza

Leci Brandão se torna a primeira mulher negra a receber o título de Doutora Honoris Causa pela UFSCar

Neta de José Lins do Rego visita terras que inspiraram “Menino do Engenho” e outras obras obras do avô