Filme palestino vencedor em Veneza será exibido em Gaza em meio aos escombros do genocídio causado por Israel

A Palestina, apesar do colonialismo praticado pelo Estado de Israel, demonstra resistência, especialmente em relação às artes. O filme  A Voz de Hind Rajab, vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Veneza e obra escolhida para representar a Tunísia na disputa por uma indicação ao Oscar de 2026, será o filme de abertura da primeira edição do Gaza International Festival for Women’s Cinema, que acontece de 26 a 31 de outubro, na cidade palestina de Deir El-Balah – que fica na Faixa de Gaza.

Imagem: divulgação

O filme também já tem estreia confirmada nos cinemas do Brasil: 29 de janeiro. A data marca os dois anos da morte da menina Hind Rajab, de seus primos, tia, tio e dois paramédicos que os socorreram, depois que o carro em que a família fugia do conflito foi alvejado por tiros das forças israelenses na Cidade de Gaza. O filme  já foi exibido no Festival do Rio, com todas as sessões esgotadas.

Leia também: “Não Vou Escrever Poesias, e Outros Textos”: editoras brasileiras se reúnem para lançar textos de crianças palestinas

A Voz de Hind Rajab, escrito e dirigido pela cineasta tunisiana Kaouther Ben Hania (diretora do indicado ao Oscar 2023 “As Quatro Filhas de Olfa”), retrata a dramática tentativa de voluntários do Crescente Vermelho — organização humanitária ligada à Cruz Vermelha na Palestina — de resgatar Hind Rajab, uma menina de seis anos que se encontra sozinha após seus familiares morrerem dentro do carro em que tentavam fugir de Gaza, atingido por forças israelenses.

Mais informações sobre o filme aqui

Related posts

Tela Brasil: Novo serviço de streaming gratuito visa popularizar produções do cinema nacional

Aos 90 anos, Adélia Prado sofre queda em casa, passa por cirurgia e está internada em Divinópolis

Escândalo das faculdades de medicina mostra que privilégio de classe e raça são componentes da má saúde do brasileiro 

1 comentário

Bias Busquet Guimarães 26 de novembro de 2025 - 14:32
Bela dica! Quero assistir ao filme em breve.
Add Comment