Nos dias atuais, um dos maiores desafios dos professores é manter a atenção dos estudantes em sala de aula. Para isso, diferentes abordagens e variadas dinâmicas costumam gerar bons resultados dentro do ambiente escolar.
Na Escola Estadual João Guimarães Rosa, em Betim, em Minas Gerais, um professor de língua portuguesa encontrou uma forma divertida e criativa de ensinar. Arisson Pelé utiliza paródias musicais que ajudam tanto para aproximar a língua portuguesa dos seus alunos quanto para facilitar a aprendizagem e assimilação do conteúdo.
Leia também: Professora de Brasília viraliza nas redes ao utilizar funk para ensinar biologia
Com quase 24 anos dedicados ao magistério, o professor tem feito sucesso nas redes sociais ao compartilhar vídeos curtos com músicas e diversas dicas de língua portuguesa.
“Sou professor de escola pública, normalmente da periferia, e gosto muito do que eu faço. A primeira vez que entrei em uma sala de aula, percebi que tinha nascido pra isso. Me apaixonei pelo magistério”, contou em entrevista.
Esse tipo de abordagem lúdica não é algo novo para o educador. Como gosta muito de música e toca cavaquinho, desde o início da carreira docente, passou a transformar letras famosas em paródias como recurso pedagógico. No entanto, com as redes sociais, os vídeos alcançaram uma dimensão maior.
“Na época, nem existiam redes sociais. Eu queria chamar a atenção dos alunos, tornar o aprendizado mais leve. Então comecei a adaptar músicas conhecidas para explicar a matéria. E deu certo”, lembrou.
Ele começa com a explicação de todo o conteúdo e, após, de modo descontraído, a paródia é apresentada aos alunos. Para despertar interesse, a música precisa ser atual e conhecida. Rap, pagode, sertanejo e forró são alguns dos ritmos que fazem parte do repertório.
Confira alguns vídeos: