Há mais de 40 anos, “Beijo no Asfalto”, com Tarcísio Meira e Ney Latorraca, apresentava ao cinema nacional um momento de coragem que entraria para a história
Imagine o Brasil de 1981. Um país ainda sob a sombra da ditadura militar, com uma sociedade conservadora e onde temas tabus eram varridos para debaixo do tapete. Foi neste cenário que o cinema nacional apresentou um Tarcísio Meira, o maior galã das novelas, dando um beijo apaixonado no então jovem Ney Latorraca. O fato, que hoje pode parecer comum, foi um verdadeiro terremoto cultural.
A cena é do filme “Beijo no Asfalto”, dirigido por Bruno Barreto e baseado na obra homônima do genial e polêmico dramaturgo Nelson Rodrigues. A trama gira em torno de Arandir (Tarcísio Meira), um homem que, por um ato de compaixão, dá um beijo a um homem atropelado (Ney Latorraca) em seus últimos instantes de vida. O gesto, testemunhado por um repórter sensacionalista, é distorcido e vira um escândalo midiático que destrói a vida de Arandir, levantando questões profundas sobre moralidade, hipocrisia e a crueldade humana.
Na época, a imprensa e o público foram à loucura. Tarcísio Meira, até então idolatrado como o símbolo máximo da masculinidade heterossexual na TV, viu-se no centro de um furacão notícias.
Já para Ney Latorraca, que interpretava o homem agonizante, Selminha, foi mais um marco em uma carreira repleta de personagens intensos e memoráveis. Sua atuação, assim como a de Meira, foi aclamada pela crítica.
Mais do que um simples “beijo gay”, a cena era a materialização do universo rodriguiano: o podre, o sublime, o desejo e a tragédia se misturando no asfalto quente de uma rua carioca. O filme, assim como a peça, usava o escândalo para criticar a própria sociedade escandalizada.
Quatro décadas depois, o “beijo no asfalto” permanece como um marco de coragem artística. Ele abriu caminhos, quebrou barreiras e provou que a arte deve servir para perturbar, questionar e refletir. Um momento eterno que consagrou no celuloide o talento de seus intérpretes e a visão à frente de seu tempo de Nelson Rodrigues e Bruno Barreto.
Veja o filme completo aqui:
Ficha Técnica:
- Título: O Beijo no Asfalto
- Direção: Bruno Barreto
- Roteiro: Bruno Barreto e Leopoldo Serran (baseado na peça de Nelson Rodrigues)
- Elenco: Tarcísio Meira, Ney Latorraca, Christiane Torloni, Paula Burlamaqui, Irene Ravache.
- Lançamento: 1981