Na China, livraria instalada à beira de um precipício impressiona pela combinação de natureza e modernidade

Apropriadamente chamada de Livraria Cliff, ou Livraria do Penhasco, (em chinês, 悬崖书店), uma inusitada livraria na China apresenta uma parede impressionante cheia de livros contra uma face rochosa de 100 milhões de anos. 

A icônica livraria à beira do penhasco em Luocheng está situada à beira de uma cratera com várias centenas de metros de profundidade na Região Autônoma de Guangxi, no noroeste da China.

A criação da livraria incorpora a aspiração da região de permitir que as maravilhas naturais incorporem o espírito da humanidade. Ao combinar o paredão milenar com a leitura, a loja cria um espaço cultural único para os visitantes.

Ao percorrer a sinuosa estrada montanhosa, você se vê cercado por imponentes colinas verdejantes, pássaros cantando na floresta e uma brisa suave que traz o aroma da grama, das árvores e da terra. Assim que você se deixa absorver por esta pitoresca paisagem natural, um “prédio”, perfeitamente integrado à montanha, surge silenciosamente à sua vista. É a Livraria Cliff.

Construída contra um penhasco, a livraria ostenta um exterior simples e rústico, uma combinação inteligente de elementos de madeira e vidro que preserva o charme imaculado da natureza, adicionando um toque de estilo moderno. 

Em frente à livraria, pode-se contemplar um vasto abismo sob os pés e, ao longe, montanhas ondulantes, onde nuvens e névoa se movem lentamente pelas colinas, como uma magnífica pintura se desenrolando diante dos olhos. 

Leia também: Nüshu: o sistema de escrita criado por e para mulheres na China

Durante o dia, a Livraria Cliff é iluminada e acolhedora, transbordando vida e energia; à noite, assemelha-se a um castelo onírico suspenso sobre os penhascos, exalando uma atmosfera misteriosa e encantadora. 

À medida que a noite cai e as luzes se acendem, a luz amarela e quente contrasta com o profundo cenote e o deslumbrante céu estrelado, criando uma atmosfera verdadeiramente cativante. Contemplando as estrelas enquanto se lê um livro, é possível sentir-se transportado através do tempo e do espaço, vivenciando uma herança cultural milenar. 

Confira algumas imagens da Livraria Cliff:

Foto da Agência de Notícias Xinhua (Long Tao)
Foto da Agência de Notícias Xinhua (Long Tao)
Foto da Agência de Notícias Xinhua (Long Tao)
Foto da Agência de Notícias Xinhua (Long Tao)

Fontes:

http://guangxi.china.com.cn/2025-05/30/content_43131228.html

https://gx.chinadaily.com.cn/a/202508/11/WS68a1cd2ea3104ba1353fd408.html

https://www.viory.video/en/videos/a3460_05062025/don-t-look-down-while-reading-china-s-cliffside-bookstore-on-100-million-year-old-rock-offers-unique-experience-on-edge-of-abyss

Related posts

“Baleia”: Felipe Bier estreia na poesia em busca de novos horizontes estéticos e “natureza ativa”

A poesia livre, revolucionária e brilhante de Gilka Machado em “Poesia completa”

Conceição Evaristo e “Carolina Maria de Jesus” se encontram ao final das filmagens de Quarto de Despejo