Levanta a mão quem já esticou o pescoço no transporte público para ver o livro que o coleguinha estava lendo?
Fernando Piovezam, jornalista e leitor, além de colocar a leitura em dia no trajeto de casa, em Itaquera, até o trabalho, no centro, também repara na leitura de seus companheiros de vagão. O hábito virou um perfil no Instagram, Vi Você Lendo, onde ele divulga registros de leitores feitos no metrô e no trem da cidade de São Paulo.
“Tudo começou porque gostava de registrar o que outros estavam lendo para pesquisar e me inspirar nas minhas próximas leituras”, lembrou Fernando em entrevista à revista Veja São Paulo.
Nosso feed por vezes é inundado de imagens de leitores em Cafés chiques, mas é importante lembrar que a realidade da maioria dos brasileiros é espremer-se em meio a multidões em ônibus e vagões lotados.
E vários desses brasileiros estão lendo em meio as idas e vindas nos horários de pico. O Vi Você Lendo, segundo seu criador, é exatamente “uma homenagem aos leitores guerreiros do transporte público, porque às vezes as pessoas estão esmagadas, de pé, mas continuam lendo.”.
Leia também: Retratos da Leitura no Brasil
A última edição da pesquisa “Retratos da leitura no Brasil”, lançada em 2024, releva uma queda no número de leitores no país. Porém, “Todo dia vejo alguém lendo”, garantiu Fernando. De Stephen King e Colleen Hoover a livros de autoajuda e religiosos.
Além das imagens, Fernando compartilha uma pequena sinopse do livro e quando não consegue identificá-lo apenas pela foto, ele pede o auxilio aos seguidores.