5 motivos para assistir “A Melhor Mãe do Mundo”, novo filme de Anna Muylaert

O novo filme de Anna Muylaert, “A Melhor Mãe do Mundo”, estreia nos cinemas na data do aniversário da Lei Maria da Penha. A história acompanha Gal (Shirley Cruz), catadora de recicláveis, que, após escapar de um relacionamento abusivo, tenta reconstruir a vida com seus filhos, Rihanna (Rihanna Barbosa) e Benin (Benin Ayo), pelas ruas de São Paulo.

1. Filme de Anna Muylaert

Dirigido e roteirizado por Anna Muylaert, “A Melhor Mãe do Mundo” apresenta Gal, uma mãe catadora de recicláveis. Conhecida por explorar a maternidade em filmes como “Que Horas Ela Volta?” e “Mãe Só Há Uma”, Muylaert destaca Gal como sua personagem materna mais resiliente, marcada por coragem, autoestima e fé, apesar de sua vulnerabilidade.

2. Temática relevante

O filme, emocionante e esperançoso, aborda a violência doméstica. Gal rompe o ciclo de abusos, enfrentando desafios com determinação. A narrativa expõe como a sociedade muitas vezes reduz a violência contra a mulher a um “problema familiar”, dificultando a superação e a libertação.

3. Atuação marcante de Shirley Cruz

Shirley Cruz interpreta Gal com uma performance intensa e contida, expressando-se mais por gestos e olhares. Sua atuação foi premiada no Cine PE (Melhor Atriz) e no Festival de Guadalajara (Melhor Interpretação em Longa Ibero-americano).

4. Elenco estelar Além de Shirley Cruz, o filme traz Seu Jorge como Leandro, o parceiro abusivo, em uma atuação sombria. Luedji Luna estreia como Val, prima de Gal, e o elenco inclui Benin Ayo, Rihanna Barbosa, Rubens Santos, Rejane Faria, Lourenço Mutarelli, Kauezinho Rodrigues, João Fellipe Felix, Katiuscia Canoro, Ayomi Domenica e o rapper Dexter.

5. Sucesso em festivais

“A Melhor Mãe do Mundo” estreou na Berlinale 2025 e passou por festivais como CinéLatino Toulouse, Festival de Cinema de Nice, San Francisco International Film Festival, Guadalajara, Cine PE, Goiamum Audiovisual e Bonito Cinesur. Acumula prêmios como Melhor Filme, Melhor Roteiro, Melhor Atriz (Shirley Cruz), Melhor Atriz Coadjuvante (Rejane Faria), Melhor Montagem, Melhor Fotografia, Melhor Som, Melhor Direção de Arte e prêmios do público. O filme é uma coprodução da +Galeria com a Biônica Filmes.

Ficha técnica 
Título original: A Melhor Mãe do Mundo 
País de Origem: Brasil 
Gênero: Drama 
Duração: 106’ 
Ano de Produção: 2025 
Áudio: 2.0 e 5.1 
Formato: 4K 2D FLAT 
Versões: Original (Português) 
Direção: Anna Muylaert 
País do Diretor: Brasil 
Elenco: Shirley Cruz, Seu Jorge, Rihanna Barbosa, Benin Ayo, Luedji  Luna, Rubens Santos, Rejane Farias, Lourenço Mutarelli 
Participação Especial: Katiuscia Canoro, Ayomi Domenica e Dexter 
Roteirista: Anna Muylaert 
Produtores: Ricardo Costianovsky, Tomás Darcyl, Gabriel Gurman, Clara Ramos,  Bianca Villar, Fernando Fraiha, Karen Castanho e Anna Muylaert 
Produtor Executivo: Deborah Nikaido, Leonardo Mecchi e Anatalia Lyrio 
Colaboração de Roteiro: Mariana Jaspe  
Direção de Arte: Maíra Mesquita e Juliana Ribeiro 
Direção de Fotografia: Lílis Soares  
Figurino: Nina Maria e Yuri Kobayashi 
Maquiagem: Simone Souza 
Coordenação de Pós-Produção: Beto Bassi 
Montagem: Fernando Stutz 
Som Direto: Ruben Valdes 
Música Original: André Abujamra e George Nahssen 
Supervisão de Edição de Som: Miriam Biderman, ABC e Ricardo Reis, ABC 
Supervisão Musical: Anna Muylaert e Fernando Stutz  
Desenho de Som e Mixagem: Ricardo Reis, ABC 
Direção de Produção: Henrique Lapa 
Direção de Elenco: Gabriel Domingues 
Distribuidora: Galeria Distribuidora 

Related posts

Tela Brasil: Novo serviço de streaming gratuito visa popularizar produções do cinema nacional

“A Voz de Hind Rajab”(2025) retrata um dos episódios mais dolorosos do genocidio palestino.

“Transamazônia” (2026) aborda a Amazônia como cenário de um drama pessoal e religioso