Leci Brandão recebe o título de Doutora Honoris Causa da UFScar por sua luta pela cultura e justiça social

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) outorgou o título de Doutora Honoris Causa a grande cantora, compositora e sambista Lei Brandão, personalidade cuja trajetória é marcada pela defesa da cultura, da educação, da justiça social e do combate ao racismo.

“É o reconhecimento de uma trajetória construída coletivamente, ao lado de tantas pessoas que acreditam na cultura, na educação, na justiça social e no combate ao racismo.”, afirmou Leci em suas redes sociais.

A proposta da honraria foi apoiada por 61 entidades, autoridades e intelectuais, além de contar com o aval do NEAB/UFSCar (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros), do Laboratório de Estudos Culturais Interseccionais e Históricos ‘Leci Brandão’ e de docentes como a professora Lucy Oliveira, o professor Róbson Pereira da Silva e a pesquisadora Larissa Camargo. A reitora Ana Beatriz de Oliveira e a vice-reitora Maria de Jesus Dutra dos Reis também foram citadas pela homenageada, que expressou profunda gratidão a todos os envolvidos.

Leia também: “Leci Brandão – Na Palma da Mão”: a história de Leci é também do samba, da negritude e dos orixás

O título de Doutor(a) Honoris Causa é concedido por universidades a personalidades que se destacam por suas contribuições à sociedade, mesmo sem formação acadêmica formal. “Este reconhecimento simboliza tudo o que construímos com luta, afeto e compromisso coletivo”, ressaltou a agraciada.

Em suas redes, ela dedicou a honraria a movimentos sociais e grupos historicamente marginalizados“Este título não é só meu. É do povo preto, das mulheres, da comunidade LGBTQIAPN+, do samba, da periferia e de todos que sonham e lutam por um Brasil mais justo”.

Confira o post:

Related posts

“Um dia, todos terão sido contrários a isso”: Ao receber o National Book Award 2025, Omar El Akkad faz contundente discurso contra genocídio em Gaza

Conceição Evaristo publica dissertação de mestrado inédita sobre literatura negra em que surgem esboços das “escrevivências”

Leci Brandão se torna a primeira mulher negra a receber o título de Doutora Honoris Causa pela UFSCar