Aos 95 anos, Fernanda Montenegro vai ganhar um documentário contando a sua trajetória na vida e na arte

A lendária atriz brasileira Fernanda Montenegro, ícone de 95 anos, será homenageada em um documentário que promete emocionar o Brasil. Dirigido por Pedro Waddington e produzido pela NBC Universal International Networks & DTC em parceria com a Conspiração, o filme revisitará a trajetória artística e pessoal da diva, refletindo também a história do país ao longo de décadas. A Universal+ anunciou que o lançamento exclusivo está previsto para 2026, marcando o legado de uma das maiores atrizes da cultura nacional.

Com uma narrativa não linear, o documentário mesclará momentos íntimos, imagens de arquivo e bastidores, oferecendo um olhar profundo sobre a vida de Fernanda.

Fernanda Montenegro é uma atriz brasileira aclamada com uma vasta e diversificada filmografia. Entre seus trabalhos mais notáveis estão Dora, em “Central do Brasil”, Nossa Senhora no filme e minissérie “O Auto da Compadecida”, e Bia Falcão, a icônica vilã de “Belíssima”. Ela também interpretou personagens marcantes em novelas como “Baila Comigo”, “Guerra dos Sexos”, “Renascer” e “Zazá”. Sua atuação em “Central do Brasil” lhe rendeu reconhecimento internacional, incluindo uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz, a primeira para uma atriz brasileira em um filme em língua portuguesa. 

Leia também: Fernanda Montenegro anuncia aposentadoria aos 95 anos

Conheça os principais papéis de Fernanda Montenegro:

  • Dora (“Central do Brasil”):Uma professora aposentada que escreve cartas para analfabetos na Estação Central do Brasil, no Rio de Janeiro, e que embarca em uma jornada com o filho de uma cliente que morreu. 
  • Nossa Senhora (“O Auto da Compadecida”):A personagem que dá título à obra, uma aparição especial que conforta e orienta os personagens na adaptação teatral e cinematográfica. 
  • Bia Falcão (“Belíssima”):A manipuladora e ambiciosa vilã da novela, conhecida por suas tramas e reviravoltas. 
  • Charlô (“Guerra dos Sexos”):Uma das personagens mais lembradas da atriz, uma das protagonistas da novela, conhecida por suas brigas com Otávio, interpretado por Paulo Autran. 
  • Jacutinga (“Renascer”):A dona do bordel que acolhe Maria Santa na primeira versão da novela. 
  • Lulu de Luxemburgo (“As Filhas da Mãe”):Uma diretora de arte premiada, personagem da novela. 
  • Dona Picucha (“Doce de Mãe”):Uma viúva de 85 anos que encara a vida com bom humor e que sabe tirar proveito de todas as dificuldades que enfrenta. 
  • Teresa (“Babilônia”):Uma advogada homossexual que mantém um relacionamento com a personagem de Nathalia Timberg. 

Related posts

Livros só de mulheres na Fuvest: ineditismo estimula novos debates nas escolas

Aos 90 anos, Adélia Domingues, aluna do EJA, vai publicar o primeiro livro

63% das escolas brasileiras não possuem bibliotecas. Como formar um país melhor assim?