“A intacta natureza dos dias”: poeta sergipana Thainá Carvalho retrata  intersecção entre a humanidade e o meio ambiente

Em A intacta natureza dos dias, Thainá Carvalho apresenta 52 poemas que mergulham na intersecção entre as relações humanas e o meio ambiente, em um trabalho que combina lirismo, densidade e sutileza. Dividido em duas partes — percepções de carbono e movimentações sustentáveis — o livro explora temas como amor, memória, perda e cuidado com uma linguagem que convida à reflexão e à escuta atenta das pequenas transformações cotidianas.

“Nesse livro, as poesias contam uma jornada íntima de amor que termina e renasce, de forma análoga aos ciclos de vida resistentes em uma natureza que segue sendo devastada. Busco reconectar a mulher ao meio, partindo do registro poético de uma microexperiência sentimental humana, que carrega sempre esse paradoxo de ser tão individual e coletiva ao mesmo tempo”, explica a autora.


A obra conta com prefácio de Christina Ramalho, docente da Universidade Federal de Sergipe, e posfácio da pesquisadora aracajuana Tatianne Santos Dantas, além de orelha escrita pela romancista Tatiana Lazzarotto. Com projeto gráfico delicado e aquarelas assinadas por Lila Marques de Souza, a edição também se propõe como um objeto literário cuidadosamente elaborado, sendo um convite poético a pensar a sobrevivência afetiva e ambiental em tempos de crise e impermanência.

Leia também: “O olho mais azul”: Ganhadora do Nobel, Toni Morrison expõe em seu livro de estreia a tirania do racismo

A intacta natureza dos dias convida à tarefa de refletir sobre o que em nós está sempre nascendo, morrendo e renascendo, em movimento alinhado com a natureza dos dias, ou do tempo, em que a transitoriedade do amor é a faceta intacta que somos incapazes de frear”, diz Christina Ramalho sobre a obra.

Leia 3 poemas da autora:

Faxina

O suor
de pano sujo
sobre o chão
a casa limpa
as mãos exaustas
o vinho derrubado
a mancha pelo piso
o corpo pelo cansaço
o riso pelo delírio
a dança pelo fato
consumado
são tantas as possibilidades da nudez
sobre o dia derramado

Manual

Funciona assim:
percorro a floresta
das suas pupilas
sem medo
mas perdida
a risada não é a mesma
uma questão de sombras
percebo
no cheiro de mato
das suas narinas
e desaprendo

as correntezas
afogando
em águas turvas
sua voz
não sei nadar
nem ler instruções
do que já não vive
nada te explica
como a extinção

Fim-fim

Não alardeei inícios,
mas pássaros
voares pequeníssimos
e raros
sobre a intacta
natureza
dos dias

Sobre a autora


Thainá Carvalho é escritora e colagista sergipana. Seus livros anteriores receberam destaque por abordarem temas como o cotidiano, o amor e as transformações da vida com linguagem precisa e sensível. Em A intacta natureza dos dias, sua poesia reafirma a resistência pela palavra e a capacidade de criar espaços de respiro e imaginação.

A escritora também é conhecida pela criação, edição e curadoria da Revista Desvario, uma publicação digital sem fins lucrativos voltada à difusão da literatura e da arte contemporânea criadas por mulheres. Em 2021, organizou, junto com Amanda Reis, a coletânea de poetas sergipanasPassos da Pedra ao Mar .

O trabalho de Thainá no âmbito das artes visuais dialoga de forma íntima com sua escrita. Não à toa, uma de suas colagens analógicas compõe um brinde exclusivo e limitado na fase de pré-venda de A intacta natureza dos dias.



Financiamento coletivo

O projeto será viabilizado por meio de financiamento coletivo, estratégia que reforça o compromisso da Macabéa Edições com a publicação independente e a valorização de obras literárias autorais. A campanha oferece diferentes opções de contribuição e recompensas exclusivas, como exemplares autografados e brindes especiais.


“Publicar por financiamento coletivo é uma forma de envolver leitores e leitoras na realização do livro desde o início, fortalecendo redes de apoio à literatura contemporânea brasileira”, afirma a curadora e diretora editorial Priscila Branco.


Sobre a editora


A Macabéa Edições é uma casa editorial independente que se dedica à publicação de poesia e literatura contemporânea escrita por mulheres, buscando valorizar novas vozes. A editora aposta em livros de alta qualidade gráfica e editorial, com forte atenção aos processos artesanais e autorais.
Em 2023, foi premiada com o Jabuti de poesia estreante, com o livro Breve ato de descascar laranjas, da poeta Bianca Monteiro Garcia.

Financiamento coletivo aberto até 6 de julho.
Recompensas: livro físico, edições autografadas, brindes exclusivos.

Link da pré-venda:

https://benfeitoria.com/projeto/a-intacta-natureza-dos-dias-thaina-carvalho-1ymf

Related posts

As 5 melhores fábulas de Jean de La Fontaine

Pedro Cardoso publica texto invertendo as críticas ao “nós contra eles”: na verdade são “eles contra nós”

Vereadora de extrema-direita pede retirada de “Capitães de Areia” de Jorge Amado das escolas