Impacto Agasias Grupo de Teatro traz espetáculo inspirado em Faroeste Caboclo, música da Legião Urbana

Inspirado em Faroeste Caboclo, uma das mais famosas canções do grupo musical Legião Urbana, o espetáculo SANTO CRISTO – FAROESTE CABOCLO do Impacto Agasias Grupo de Teatro, volta aos palcos para mais uma temporada. A montagem faz sessões de 10 a 26 de maio, sábado, domingo e segunda-feira, às 19h45, na Casa Cultural Alcântara Sampaio, localizada na comunidade de Heliópolis, zona sul de São Paulo, sede do coletivo teatral desde 2021.

A remontagem de SANTO CRISTO – FAROESTE CABOCLO faz parte do Projeto Enraizar, contemplado no Edital ProAC Lei Paulo Gustavo 20/2023 e celebra os 14 anos de pesquisa teatral descentralizada e continuada do Impacto Agasias Grupo de Teatro sobre a cidade e o humano. O espetáculo busca expandir o universo das personagens da canção – João de Santo Cristo, Maria Lúcia e Jeremias –, na busca de preencher as lacunas deixadas pelo compositor Renato Russo, e aprofundar cada história narrada pelos atores.

SANTO CRISTO – FAROESTE CABOCLO mostra a trajetória de João de Santo Cristo, que muda completamente após a morte de seu pai. Sozinho no mundo, seu único fundamento se torna o de sobreviver; após ser enviado para um reformatório militar. Lá ele cria um inimigo; foge na esperança de ver o mar, mas acaba em Brasília. Na capital do Brasil conhece o amor da sua vida, mas mais uma vez o destino o coloca à prova e diante de dois caminhos escolhe aquele que o distancia de uma vida com esperanças.

Uma autobiografia em versos de música: As letras de Paul McCartney 

Santo Cristo deixa sua vida de lado; foge mais uma vez, só que agora é para proteger sua amada, Maria Lúcia. Ao voltar se depara com o inferno, sua mulher agora é de seu maior inimigo, Jeremias. O destino de João talvez nunca fosse o que ele sonhava, pois tudo já estava rabiscado nas palmas de suas mãos. Linhas cruzadas, sinuosas, interferindo no teu destino.

Montagem ocupa vários espaços

Encenada pelos espaços da Casa Cultural Alcântara Sampaio, a nova montagem de SANTO CRISTO – FAROESTE CABOCLO conduzirá o público a explorar cada canto e mergulhar nos experimentos, testando possibilidades e potências que cada cômodo pode apresentar.

A peça, que estreou em 2012 e emendou várias temporadas até 2016, surgiu em um momento que o Impacto Agasias Grupo de Teatro estava expandindo seus caminhos com a montagem de seu segundo espetáculo. A ideia de levar a história da música Faroeste Caboclo aos palcos foi de Wallace Borges, que assina a dramaturgia e a direção.

“Devo imaginar que assim como você, eu ouvia essa música, e as imagens da saga do famoso João de Santo Cristo iam se formando na cabeça. Mas, mesmo com um pouco mais de nove minutos de música, muita coisa faltava nessa história. E como um quebra cabeça, eu fui montando e preenchendo as peças que faltavam”, explica Wallace

Os quatro anos que SANTO CRISTO – FAROESTE CABOCLO esteve em cartaz renderam muitas conquistas para o Impacto Agasias Grupo de Teatro, como a parceria com o fã clube oficial do Renato Russo, os Filhos da Revolução, além da participação no lançamento do livro Só Por Hoje e Para Sempre.

Sobre o Impacto Agasias Grupo de Teatro

O coletivo, que reside desde 2011 na comunidade de Heliópolis, celebra em 2025, 14 anos de pesquisa continuada tendo como ponto de partida a cidade e o humano trazendo uma perspectiva poética em seus trabalhos. No repertório estão os espetáculos: No Ritmo da Realidade (2011); Santo Cristo – uma história que você conhece de um jeito que você nunca viu (2012-2016); A Lenda Sumiu! (2015-2024); Dandara (2017-2023); Cidade do Sol – uma homenagem à menina luz (2018-2023); Santo Cristo – uma experiência cênica (2021-2024); Tudo Junto e Misturado (2020-2024); FUBÁ – uma receita para o tempo (2020-2024). Em 2021 inaugura seu espaço sede, a Casa Cultural Alcântara Sampaio, promovendo a descentralização e democratização do acesso às artes com oficinas e ações realizadas de forma gratuita, além de apresentações a preços populares, criando conexões com a comunidade, conhecida por muitos como Cidade do Sol. Em 2023 o grupo foi contemplado pela 42ª Edição do Programa de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo – Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, com o projeto Cidade que Habita em Mim, que deu origem à pesquisa do espetáculo Programa Akáshico [peça jogo] (2025).

Serviço:

SANTO CRISTO – FAROESTE CABOCLO

Com Impacto Agasias Grupo de Teatro

10 a 26 de maio, sábado, domingo e segunda-feira, às 19h45.

Casa Cultural Alcântara Sampaio – Rua Tamuatá, 236 – São João Clímaco, São Paulo.

80 minutos | 16 anos | R$ 25,00 a R$ 50,00 (a venda pelo site sympla.com.br/produtor/casaculturalalcantarasampaio).

Ficha técnica:

Texto e Direção – Wallace Borges. Artistas Pesquisadores – Henrique Sanchez, Kátia Bocalon e Lucas Becerra. Elenco – Giovanna Tortorello, Henrique Sanchez, Kátia Bocalon, Lucas Becerra e Victória Brusco. Intérprete – Wesley Leal. Pesquisa Sonora/Musicista – Impacto Agasias Grupo de Teatro. Cenografia e Instalação – Criação Coletiva. Iluminação – Nic Matheus (ACID QZ). Figurino – Kayllen Rodrigues. Maquiagem – Henrique Sanchez. Adereços – Impacto Agasias Grupo de Teatro. Operação Técnica – Paloma Freitas, Carlos Fonseca, Henrique Sanchez, Kátia Bocalon, Lucas Becerra, Diogo Pardinho, Nicholas Martins, Rita Branco e Wallace Borges. Direção de Produção – Wallace Borges. Produção Executiva – Henrique Sanchez. Assistente de Produção – Paloma Freitas, Mary Rose e Jack Oliveira. Comunicação – Lucas Becerra. Criação Visual – Roberta Giotto. Assessoria de Imprensa – Nossa Senhora da Pauta. Realização – Impacto Agasias Grupo de Teatro.

Related posts

“Como Salvar a Amazônia”: livro que Dom Philips escrevia quando foi assassinado é publicado

Idosa de 90 anos volta a estudar e se forma na faculdade para ‘manter o cérebro vivo’

Estudante traduz “Quarto de Despejo”, de Carolina Maria de Jesus, para o Guarani