“Bolsa-literária”: iniciativa da Finlândia promove a leitura para recém-nascidos

O sistema educacional na Finlândia vem, ao longo do tempo, sendo um modelo globalmente reconhecido por sua qualidade e foco no desenvolvimento dos alunos.

Compreendendo a importância da leitura e do acesso aos livros, novas ações e projetos foram colocados em prática. Por isso, desde 2019, todos os bebês nascidos no país recebem um book bag, ou bolsa de livros, que contém obras infantis e materiais informativos direcionados aos pais. Com apoio do Instituto Finlandês de Saúde e Bem-Estar, a distribuição da bolsa acontece ainda na maternidade.

Como base do desenvolvimento do programa, as pesquisas demonstraram que a leitura em voz alta na infância tem impacto direto no desenvolvimento cognitivo e socioemocional, na construção do vocabulário e no desempenho escolar das crianças. Além disso, a leitura para bebês também estimula a imaginação, favorece a expressão de emoções e da linguagem e fortalece os vínculos familiares.

Leia também: A leitura deveria ser obrigatória para crianças? José Saramago responde!

Criado pelo Finnish Reading Center e oficialmente integrado ao plano de governo do país como política pública desde 2023, essa ação faz parte do programa nacional Read Aloud (“Leia em voz alta”). O objetivo principal é encorajar os pais a lerem para seus filhos desde os primeiros meses, assegurando que todas as famílias, independentemente de sua situação econômica, tenham acesso a livros de qualidade.

O material é selecionado por especialistas em educação, literatura e saúde infantil, priorizando a produção literária local e seguindo critérios rigorosos. Junto com os livros, os pais recebem um guia com informações práticas sobre a importância de ler para os filhos desde a mais tenra idade. O material está disponível em 22 idiomas, enquanto os kits são oferecidos em finlandês e sueco, línguas oficiais do país e, nos anos seguintes, outras opções foram ofertadas como sami, somali, árabe, estoniano e russo.

A expectativa é que o hábito da leitura, estimulado na primeira infância, contribua nos índices de alfabetização no futuro.

Fonte
Fonte

Related posts

Professor mineiro faz sucesso nas redes sociais ao utilizar paródias musicais para ensinar língua portuguesa

Trabalhadores rurais são alfabetizados em 100 dias no interior de Minas Gerais

“Imagens de uma busca de si”: livro reúne conteúdos inéditos em formato multimídia