O cinema brasileiro é repleto de histórias fascinantes, cujos espectadores nem sempre tem acesso completo a sua diversidade. Apesar dos esforços de ampliação, as produções do eixo Rio-São Paulo ainda predominam nos cinemas, e os trabalhos de outras regiões acabam passando despercebidas pelas pessoas.
Leia também: “A Flor do Buriti” (2023) conta a relação histórica dos indígenas com sua terra
O Norte brasileiro é uma dessas regiões que é recheada de narrativas incriveis, mas pouco vistas. Para isso, separamos cinco filmes do Norte para conhecer um pouco mais dessa região tão única e essencial para o Brasil.
Confira abaixo!
1. “Pureza”
Diretores: Renato Barbieri
Gênero: Drama
Sinopse: O filme é baseado na história real de Pureza Lopes Loyola. Após seu filho desaparecer, Pureza inicia uma busca por ele, e acaba encontrando um sistema de aliciamento e cárcere de trabalhadores rurais.
2. “Segredos do Putumayo”
Diretor: Aurélio Michiles
Gênero: Documentário
Sinopse: Dirigido pelo renomado cineasta amazonense Aurélio Michiles, o filme investiga o massacre indígena ocorrido na região do Putumayo, na fronteira entre Peru, Colômbia e Brasil, no início do século XX.
3. “Não Haverá Mais História Sem Nós”
Diretora: Priscilla Brasil
Gênero: Documentário
Sinopse: A diretora paraense Priscilla Brasil apresenta um filme que reflete sobre a importância da Amazônia e de seus povos na construção da história do Brasil.
4. “Antes o Tempo Não Acabava”
Diretores: Sérgio Andrade e Fábio Baldo
Gênero: Ficção
Sinopse: Ambientado no Acre, o filme acompanha a jornada de um jovem indígena que busca entender sua identidade e o significado do tempo em um mundo em transformação.
5. “A Queda do Céu”
Diretores: Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha
Gênero: Documentário
Sinopse: Baseado no livro do líder yanomami Davi Kopenawa, o filme aborda a luta dos yanomami contra a destruição de seu território e a importância de sua cosmovisão para a preservação da Amazônia.
Onde assistir?
Essas cinco obras fazem parte da mostra “Ver-o-Norte”,que traz 31 filmes de gêneros variados, como ficção, documentário e animação. Concebida como um painel audiovisual sobre a região amazônica com olhares de diferentes procedências, a mostra é composta por curtas, médias e longas-metragens, com sessões que refletem especialmente a diversidade de seus habitantes, suas lutas cotidianas e também seu imaginário.
A programação completa também conta com outros bate-papos com convidados após as sessões, e provoca o debate sobre como o cinema reflete a diversidade da região, tanto nos desafios enfrentados por sua população, em especialmente os povos originários, quanto em relação a todos que participam de sua construção, desde a colonização portuguesa. A interação entre o humano e o meio ambiente, a trajetória de migrantes, mulheres, povos originários, negros e LGBTQIA+ na região estão entre os principais temas discutidos no evento.
Serviço
Mostra de cinema Ver-o-Norte
Local: CAIXA Cultural RJ – Rua do Passeio, 38 – Centro
Período: 13 a 23 de fevereiro (quinta a domingo na primeira semana, e quarta a domingo na segunda semana)
Entrada Gratuita – Retirada de bilhetes 30 minutos antes de cada sessão.