“Filosofia ao pé do ouvido”: Clóvis de Barros Filho e Ilan Brenman refletem sobre temas cotidianos

Os temas que pautam as discussões da atualidade nas esferas individual e coletiva são aprofundados pelos escritores best-sellers Clóvis de Barros Filho e Ilan Brenman em Filosofia ao pé do ouvido: Felicidade, ética, amizade e outros temas, lançamento da Papirus 7 Mares. A obra faz parte da coleção Papirus Debates, criada para dialogar sobre assuntos globais que envolvem o modo de viver em sociedade.

Nesse livro, os pensadores refletem a respeito de justiça, felicidade, ética, conduta, liberdade e igualdade, também opinam sobre a coragem de ser sábio e a importância da amizade. Em leitura agradável e provocadora, os autores questionam se é possível ser justo e debatem o papel da educação, entre outros assuntos.

“Uma das interpretações da etimologia da palavra ‘educação’ vem do latim e significa ex ducereEx é puxar, ducere, para fora. Ou seja, educação é tirar o que o outro tem de melhor. E todo mundo, ou quase todo mundo, tem algo de bom dentro de si”. destaca Ilan Brenman.

“Por que estudamos tanto a história da França e tão pouco a da África, por exemplo? Se praticamente não há franceses por aqui, mas temos nossos irmãos africanos que, para a nossa sorte, conosco se miscigenaram, deixando aí uma população altamente rica do ponto de vista étnico?”, provoca o professor Clóvis de Barros Filho

Leia mais: “Filosofia ao pé do ouvido”: Clóvis de Barros Filho e Ilan Brenman refletem sobre temas cotidianos

Leia também: “Compaixão” de Anne Sexton: a poesia que confessa e ensina a lidar com a dor

Para travar um diálogo aberto e dinâmico, Clóvis Ilan enriquecem a narrativa com relatos pessoais e utilizam recursos que aproximam e divertem o leitor. Trazem, por exemplo, comentários que comparam o ator Reynaldo Gianecchini às tantas “beleza alternativas” que se vê por aí – e assim comprovam que a natureza nem sempre é legal com todos. Também usam um meme do Big Brother Brasil para tratar da diferença entre inteligência e sabedoria. 

Com livros publicados no campo da ética, filosofia e educação, os autores convidam os leitores a tomarem consciência do tipo de sociedade em que desejam viver. Alertam sobre a necessidade de identificar aquilo que é mais importante preservar: os valores, que definem a decência existencial e, de certa maneira, permitem uma vida mais próspera com os demais.

Quem são Clóvis de Barros Filho e Ilan Brenman?

Clóvis de Barros Filho – Escritor best-seller, é doutor e livre-docente pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Tem mais de 30 livros publicados sobre ética, felicidade, autoconhecimento e valores. Suas palestras cativam as mais diversas plateias, sem o uso de aparatos tecnológicos. Recorrendo a exemplos do cotidiano e histórias divertidas, ensina conteúdos densos de maneira leve e fascinante.

Instagram: @clovisdebarros

Ilan Brenman – Escritor best-seller, tem mais de 80 livros publicados e reconhecimento internacional, traduzido para diversos idiomas, como alemão, francês, romeno, grego, italiano, espanhol, polonês, sueco, dinamarquês, turco, vietnamita, taiwanês, coreano, chinês, entre outros. Seus trabalhos já foram agraciados com prêmios tanto no Brasil quanto no exterior. Em 2023, ele alcançou um feito inédito em mais de seis décadas de existência do prêmio Jabuti, ao ter dois de seus livros nomeados como finalistas. É bacharel em Psicologia pela PUC-SP e doutor pela Faculdade de Educação da USP.

Instagram: @ilan.brenman

Sobre a Papirus 7 Mares: Criada em 2008, a Papirus 7 Mares é um selo editorial da Papirus Editora que se destaca pela publicação de obras nas áreas de filosofia, psicologia e educação, além de temas relacionados ao desenvolvimento pessoal e profissional. Com um catálogo diversificado e autoral, busca promover o conhecimento e o debate sobre questões relevantes para a sociedade contemporânea.

Compre aqui.

Related posts

“Hotel Hannover”, de Alessandro DOGMAN: uma narrativa de quase tudo 

“Estamos a salvo”: contos de Camila Fabbri retratam estado de selvageria da humanidade

“Pioneiras”, de Gabriela Cruz: a história do Brasil pelos olhos de várias gerações de mulheres

2 comentários

Bias Busquet Guimarães 4 de julho de 2024 - 13:47
Texto muito bom! Já quero ler este livro novo!
Daniel Andrade Torres 4 de julho de 2024 - 16:12
Obra de grande importância para os amantes da Filosofia, sobretudo. Sobre a Dáleth Costa, que apresenta o livro, conheço-a, e posso assegurar que o seu pendor para a vida intelectual é inquestionável.
Add Comment