Capitu traiu Bentinho? As três opiniões de Lygia Fagundes Telles!

Capitu traiu Bentinho? Aposto que você está lendo isso pra achar uma solução, apesar de já ter uma certeza íntima da resposta. Bom, é sempre bom ler opinião que grandes nomes da literatura disseram, né? A autora brasileira Lygia Fagundes Telles disse que leu pelo menos três vezes Dom Casmurro e que, a cada leitura, teve uma opinião diferente sobre o caso mais famoso da literatura brasileira. Veja o que ela acha aqui!

Quando perguntaram para Lygia se Capitu traiu Bentinho, a autora afirmou…

Cena da série Capitu da Tv Globo

Na adolescência:

“Achei que Capitu era uma santa, uma pobrezinha; e ele, Bentinho, um neurótico, um doido varrido, histérico. Conversei com as minhas colegas, éramos seis mulheres, sobre a leitura, e eu dizia: ‘Não pode isso, esse homem é um louco, neurastênico, desesperado, casado com uma santa em que via a traição”

Veja também: Capitu traiu? Advogado encontra prova jurídica em capítulo de ‘Dom Casmurro’

Na maturidade:

“Eu estava casada com o Paulo Emílio e preparávamos Capitu (roteiro filmado por Paulo César Saraceni e lançado pela Cosac Naify). Reli o livro e disse ao Paulo: ‘Mudei completamente de ideia, a mulher traiu ele, sim, o filho não era dele’.

Na velhice:

“Capitu traiu Bentinho? Eu já não sei mais. Minha última versão é essa, não sei. Acho que, enfim, suspendi o juízo. No começo, ela era uma santa; na segunda, um monstro. Agora, na velhice, eu não sei.”

Fonte

Related posts

‘Casa de barro branco e areia’, de Genedilson Ferreira Monteiro, une o poético e o fantástico em drama familiar sobre luto

‘A Família Tálnikov’, de Avdótia Panáieva: ponte entre a cultura russa e o imaginário brasileiro.

Uma luta entre as sombras e a luz em “A Serpente de Bronze”, de Roni Martins