Mulheres escritoras se reúnem em todo o país para foto histórica. Veja imagens!

Mais de 400 mulheres escritoras ocuparam arquibancada do estádio do Pacaembu durante A Feira do Livro para foto histórica

Escritoras com os mais diversos perfis se reuniram em todo o Brasil para tirar uma foto histórica. O evento foi organizado pela A Feira do Livro, que reuniu na praça Charles Miller, 400 mulheres para uma foto que buscava registrar parcialmente a ocupação das mulheres no campo literário atual. Porém, a ideia se espalhou e chegou até pelo menos 20 cidades. A ideia, que partiu de Giovana Madalosso e foi acolhida pela organização d’A Feira do Livro, se espalhou organicamente pelo país e, no mesmo final de semana, concretizou-se em 20 cidades brasileiras, além de Londres, Lisboa, Jujuy e Estônia. 

“Olhar para quatrocentas escritoras à minha frente gritando ‘viva’ em uníssono para a escrita feita por mulheres. Tenho certeza de que não viverei nada tão belo e tão forte por muitos e muitos anos”, afirmou Giovana Madalosso

A ação foi inspirada na fotografia feita por Art Kane em 1958 — que ficou conhecida como Um grande dia no Harlem e que acabou por celebrar a era dourada do jazz. Como forma de homenagem, a iniciativa por aqui foi batizada de Um grande dia em São Paulo e clicada por Mariana Vieira Elek. “Foi muito emocionante ter sido a mulher que clicou o gol mais bonito já marcado na história do Pacaembu. Ver de perto a luz do sol batendo em cada um dos quase 500 sorrisos que atravessaram as minhas lentes foi um dos melhores presentes que já ganhei nesta vida!”, contou. 

Veja também: 10 documentários nacionais dirigidos por mulheres disponíveis em streaming

Em São Paulo, participaram mais de 400 mulheres que já publicaram algum livro no Brasil, entre nomes como Andrea Del Fuego, Carla Madeira, Carol Ito, Esmeralda Ribeiro, Stephanie Borges e Tati Bernardi.

“Foi muito maior do que imaginávamos. É como se cada uma tivesse escutado não o nosso chamado, mas um chamado de séculos, e que não vinha de fora, mas de dentro”, disse Natalia Timerman, parte do trio organizador ao lado de Giovana Madalosso e Paula Carvalho. “Estamos nos mobilizando para aproveitar a energia e continuar esse movimento incrível que nos reuniu. Aguardem novidades!”, completou Paula Carvalho. 

A Feira do Livro foi organizada pela Associação Quatro Cinco Um e pela Maré Produções.

Veja algumas imagens aqui:

Curitiba. Foto: Dani Durães
Recife. Foto: Roberto Jaffier
Manaus
Garanhuns
Porto Alegre

O que achou achou da foto das mulheres escritoras? Comente aí se na sua cidade também teve uma dessas!

Related posts

Projeto ‘Uma nova história’ incentiva o hábito de leitura no DEGASE

A atmosfera da vida particular soviética em “No degrau de ouro”, de Tatiana Tolstáia

“Coração Periférico”, de Diego Rbor: criatividade e poesia contemporânea na periferia