‘Jaime Bunda, Agente Secreto’: paródia de James Bond do angolano Pepetela chega no Brasil

Imagina um livro do James Bond…só que escrito fora da perspectiva eurocêntrica? Você pode conhecer em Jaime Bunda, Agente Secreto, de Pepetela. Jaime Bunda, é um membro de uma família tradicional angolana que sempre quis ser detetive. Consegue, por influência de um parente bem relacionado no governo, a vaga de estagiário nos serviços secretos de Angola. Inicialmente não tem muito sucesso na função pelo fato dos colegas não o levarem a sério.

Mas, finalmente, tem a oportunidade de mostrar sua capacidade de investigação no caso em que a vítima é uma adolescente. Com o uso de métodos pouco convencionais e aprendidos em livros policiais americanos, Bunda vai a fundo na investigação envolvendo-se em situações complexas internacionais e nacionais. Nesse romance policial satírico, Pepetela, ao mesmo tempo em que nos apresenta com humor fino Jaime Bunda, o James Bond angolano, revela as contradições da sociedade do seu país.

A capa da edição brasileira é de Mariana Fujisawa.

Saiba mais sobre o livro aqui!

Sobre a Vozes da África

A série “Vozes da África” é composta por obras de ficção em prosa e poesia, dedicadas a crianças e a adultos. Nasceu de um projeto da Editora Kapulana para divulgar a Literatura Africana no Brasil. Com esse propósito, a editora brasileira passou a coordenar, a partir de 2015, a publicação de livros de origem africana.

Jaime Bunda, Agente Secreto é o 5º livro de Pepetela que a Kapulana lança no Brasil. A editora publicou O cão e os caluandas (2019), O quase fim do mundo (2019) e Sua Excelência, de corpo presente (2020) e O desejo de Kianda (2021).

Veja também: Masaka Kids Africana: conheça o projeto infantil de dança que tem encantado a internet

Sobre o autor

PEPETELA (Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos) nasceu em Benguela, Angola, em 1941, onde fez o Ensino Secundário. Em 1958, partiu para Portugal onde frequentou a Universidade em Lisboa. Por razões políticas, em 1962 saiu de Portugal para França e, seis meses depois, foi para a Argélia, onde se licenciou em Sociologia e trabalhou na representação do MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola) e no Centro de Estudos Angolanos, que ajudou a criar.

Ficha Técnica:

ISBN
978-65-87231-16-7

Autor
Pepetela

Série
Vozes da África

Idioma
Português

País de origem
Angola

Ano
2022

Formato
brochura, e-book

Dimensões 21 × 14 × 1 cm

Related posts

Projeto ‘Uma nova história’ incentiva o hábito de leitura no DEGASE

A atmosfera da vida particular soviética em “No degrau de ouro”, de Tatiana Tolstáia

“Coração Periférico”, de Diego Rbor: criatividade e poesia contemporânea na periferia