‘Príncipe das Grades’: adolescente escreve livro enquanto cumpre medida socioeducativa

Durante 1 ano e 5 meses internado no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Luziânia, em Goiás, um adolescente de 17 anos escreveu sua própria história, a autobiografia denominada “O Príncipe das Grades”.
Em entrevista, ele contou que começou a escrever após as aulas de Educação para Jovens Adultos (EJA) no Case. No livro, que também conta com ilustrações, ele relata o abandono na infância, as dificuldades financeiras, o uso e tráfico de drogas e descreve o cotidiano como reeducando.

O Príncipe das Grades: o livro escritor pelo jovem

O incentivo e o auxílio na publicação foram da juíza Célia Lara, do juizado de infância. Após se sentir encorajado e reconhecido, o rapaz pretende seguir a carreira acadêmica.

Leia também: Recordações da Casa dos Mortos, de Fiódor Dostoiévski: uma das obras que inauguram a prosa sobre a prisão

“Trabalhar, comprar uma casa, terminar meus estudos, fazer uma faculdade de direito. [Quero ser] juiz. Estou me inspirando na ‘doutora’ Célia”, revelou o autor do livro ao ser questionado sobre os planos para o futuro.

O príncipe das grades

A juíza contou que a história seria compartilhada com os outros membros da instituição, mas muita gente se interessou e através de mobilização foi possível imprimir 800 exemplares. O lançamento ocorreu no Fórum de Luziânia no mês passado.

“Foi tudo de repente. Eu comecei a escrever, entreguei para algumas pessoas lerem. Essas pessoas se interessaram e acreditaram no talento”, destacou.

Página interior de Príncipe das Grades

Segundo com a pedagoga e coordenadora do Case, esse foi um caso diferenciado, pois devido à alta evasão escolar e à falta de motivação grande parte dos adolescentes não conseguem retomar os estudos. A superintendente da instituição reforça que é possível a mudança de comportamento dos reeducandos e vê no adolescente um exemplo disso. A oportunidade, o exemplo e o estímulo podem ser fatores determinantes para transformar essa realidade.

Uma história incrível, não?

Fonte

Related posts

Audiovisual emprega quase 60% a mais que indústria de automóveis no Brasil, apesar da instabilidade

Sueli Carneiro recebe o Prêmio Juca Pato de intelectual do ano

Conceição Evaristo e “Carolina Maria de Jesus” se encontram ao final das filmagens de Quarto de Despejo

6 comentários

Karislayne Souza Guimarães dos Santos 17 de fevereiro de 2022 - 05:36
Onde podemos comprar o livro?
João Reis 17 de fevereiro de 2022 - 21:38
Procurei o livro para comprar e não encontrei, muito triste essa falta de divulgação!!! Fiquei profundamente emocionado e interessado em ler o livro!!! Se caso alguém consiga me chama via e-mail joaolopesreis32@gmail.com
Luiz Antonio Ribeiro 18 de fevereiro de 2022 - 13:58
Olá, amigo! A gente também está procurando, mas não achou. A gente divulgou como conseguiu! Assim que tivermos a informação eu respondo você, tá?
Rebeca 20 de fevereiro de 2022 - 16:45
Para mais informações sobre o livro, entrar em contato com a Comarca de Luziânia, em Goiás. No Google consta o telefone (61) 6136229428 ou 613622-9429, email infjuv.luziania@tjgo.jus.br
Luiz Antonio Ribeiro 20 de fevereiro de 2022 - 19:33
obrigado!!!
Após leitura de obra na prisão, detento envia carta para autora revelando o sonho de também ser escritor - NotaTerapia 19 de março de 2023 - 20:29
[…] Leia também: ‘Príncipe das Grades’: adolescente escreve livro enquanto cumpre medida socioeducativa […]
Add Comment