Organizada pelo International Work Group for Indigenous Affairs, a mostra The World in Faces (O mundo nas faces ou Faces do mundo) é apresentada pela Nações Unidas e ocorre atualmente na sede da Unesco em Paris na França. O responsável pelo projeto é o fotógrafo russo Alexander Khimushin. Ele visita comunidades remotas de povos indígenas em todo o mundo, documentando e retratando as diferentes etnias, tradições e culturas. A série foi divulgada na mídia em mais de 60 países, oportunizando uma maior visibilidade e diálogo em relação aos direitos dos povos indígenas, visto que o planeta abriga mais de 476 milhões de indígenas que vivem em 90 países.
Criada em 2019 para fazer parte do Fórum Permanente das ONU para os Povos Indígenas, a exposição tem como objetivo apresentar a diversidade das culturas em fotos de indivíduos de diferentes lugares do mundo, destacando as características, as vestimentas e os ambientes tradicionais.
Como por exemplo, numa das fotos, aparece a “Rainha da Neve”, uma jovem indígena Evenki da Sibéria, na República de Sakha (Yakutia), numa das áreas mais frias do mundo. Muitas vezes, o povo Evenki é denominado de “Aristocratas da Sibéria” por causa de suas roupas.
Confira mais algumas fotos:
Homem Pormpuraaw, Golfo da Carpentaria, Cape York, Austrália
Homem Oroqen Alihe, Província na Mongólia, China
Menina Sepik Papuan. Ambunti, East Sepik river, Papua Nova Guinea
Menina Ixil, Santa Maria Nebaj, El Quiché, Guatemala
Mulher Khik, Vale Wakhan, Badakhshan, Afeganistão
Mulher Papuan Tambul, Eastern Highlands na Papua Nova Guinea
Veja mais fotos AQUI
Fonte:
Conexão Planeta