Instituto Marielle Franco lança HQ sobre a vida da vereadora e disponibiliza para download gratuito

“Marielle Franco – Raízes” narra as origens e histórias da vereadora até sua graduação e pretende inspirar jovens a mudarem o mundo

A vereadora Marielle Franco, uma das mais importantes vozes em defesa dos direitos humanos na política do Rio de Janeiro, marcou inúmeras vidas durante sua trajetória pessoal e profissional. O brutal assassinato da vereadora, em 14 de março de 2008, deixou o país em choque e os projetos de uma brilhante profissional em suspenso.

Mas Marielle deixou sementes, e essas sementes renderam frutos incríveis tanto na política quanto no ativismo. Um desses frutos é o trabalho do Instituto Marielle Franco, dirigido por Anielle Franco, irmã da vereadora. Criado pela família de Marielle com a missão de “inspirar, conectar e potencializar mulheres negras, LGBTQIA+ e periféricas a seguirem movendo as estruturas da sociedade por um mundo mais justo e igualitário”, o Instituto tem realizado inúmeras ações tanto em busca de respostas pelo ainda não solucionado assassinato quanto de formas de levar adiante o importante trabalho de Marielle.

Em busca de inspirar jovens a mudarem as estruturas, o Instituto lançou a história em quadrinho “Marielle Franco – Raízes”, que conta a história da vereadora das origens até o momento em que entrou na faculdade. Essa é a primeira de outras edições, que buscarão registrar toda a trajetória de Marielle.

Financiado pela Fundação Rosa Luxemburgo e pela Fundação Lauro Campos e Marielle Franco. o projeto foi idealizado por Anielle Franco e toda a produção da HQ foi realizada por uma equipe de profissionais negros.

Como o intuito do Instituto é fazer com que o maior número possível de pessoas tenha acesso à HQ e espalhe a história de Marielle pelo mundo, é possível fazer o download do livro no site do Instituto, acessando aqui. O site também sugere a impressão e distribuição gratuita da HQ. Quem não tiver condições financeiras de imprimir o material pode preencher um formulário, também disponível no site, para que o Instituto avalie a possibilidade de arcar com os custos dessa impressão.

Related posts

Projeto ‘Uma nova história’ incentiva o hábito de leitura no DEGASE

A atmosfera da vida particular soviética em “No degrau de ouro”, de Tatiana Tolstáia

“Coração Periférico”, de Diego Rbor: criatividade e poesia contemporânea na periferia