A história de Luiz Gama, um dos líderes do abolicionismo, vira HQ

O primeiro advogado negro do Brasil e um dos nomes mais importantes do abolicionismo do país, Luiz Gama (1830-1882) agora é protagonista da incrível história em quadrinhos Província Negra, de autoria de Kaleb Kanbour (roteirista de animação e quadrinhos, e professor de língua portuguesa e literatura) e arte de Kris Zullo (desenhista e autor de diversos álbuns, e professor de artes plásticas). Província Negra foi vencedor do edital Fomento Cultural da Prefeitura do Município de São Paulo em 2018, na área de quadrinhos.

O quadrinho retrata a cidade paulista na metade do século XIX, quando Luiz Gama se vê envolvido injustamente no assassinato de um escravagista. O personagem e alguns fatos históricos verídicos são o pano de fundo para essa aventura abolicionista.

…nada mais interessante do que ver um álbum em quadrinhos sobre Luiz Gama. Inspirado em fatos de época, utilizando a ficção e os quadrinhos de modo rico, podemos acessar o universo complexo de relações entre Luiz Gama, os abolicionistas e o ambiente de violência sistemática contra grande parcela da população brasileira. A história de Luiz Gama, como sempre, nos inspira.

Marcelo D’Salete, quadrinista, ilustrador e professor brasileiro. Venceu o “Oscar” dos quadrinhos, o Prêmio Eisner, em 2018, com sua Cumbe

Quem foi Luiz Gama?

Filho de Luiza Mahin, uma das líderes da Revolta dos Malês, Luiz Gama foi vendido pelo próprio pai aos nove anos. Foi autodidata e na juventude frequentou a faculdade de direito do Largo de São Francisco.

Advogado, lutou, em pleno regime de escravidão, pela alforria de centenas de escravizados nos tribunais da província e fez da advocacia a sua principal trincheira. Era ativista político e reconhecido poeta romântico e satírico.

Amigo de Ruy Barbosa, Castro Alves, Angelo Agostini, Paulo Eiró, Raul Pompéia e outros, era uma figura querida e admirada em toda província. Escravagistas o tinham como o grande inimigo. Políticos progressistas corriam para São Paulo para se aconselhar com ele. Gama morreu jovem, aos cinquenta anos, de complicações de diabetes. A crônica de seu funeral, escrita pelo Raul Pompéia, é um dos textos mais belos da língua portuguesa.

Ficha técnica

Província Negra
Autor – Kaled Kambour
Arte – Kris Zullo
Editora – Gabaju Records & Comics
Edição – 1ª | 2019
Páginas – 80
Preço – R$ 25,00
Links para comprar – site da editora aqui.

Related posts

“Um dia, todos terão sido contrários a isso”: Ao receber o National Book Award 2025, Omar El Akkad faz contundente discurso contra genocídio em Gaza

“Flores Astrais”, de Marcelo Nery: uma saga familiar gótica rural mineira

Conceição Evaristo publica dissertação de mestrado inédita sobre literatura negra em que surgem esboços das “escrevivências”