5 livros adaptados para o cinema pelas mãos de Tim Burton

PRAGUE, CZECH REPUBLIC - MARCH 27: (EDITORS NOTE: Image has been converted to black and white.) Director Tim Burton attends a press conference prior to a press preview of his exhibition 'The World of Tim Burton' on March 27, 2014 in Prague, Czech Republic. The exhibition, which runs until August 3, will feature 500 of Burton's drawings, paintings, photographs, sketchbooks, moving-image works, and sculptural installations. (Photo by Matej Divizna/Getty Images)

[Postado por QueLeer]

A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça (1999)

Este filme é baseado no conto homônimo de Washington Irving. O filme estreou em 1999 e teve também no elenco Johnny Depp, desta vez ao lado de Christina Ricci.

A história do filme ocorre em 1799. O investigador Ichabod Crane é enviado ao condado de Sleepy Hollow para desvendar uma série de assassinatos misteriosos, onde todas as vítimas são encontradas decapitadas. Crane tem frequentes pesadelos com a morte de sua mãe, torturada na Donzela de Ferro. Os habitantes acreditam que o assassino seja um ex-combatente de guerra que se esconde na floresta e sai todas as noites para procurar a sua cabeça, perdida em combate. Em Sleepy Hollow, Ichabod conhece Katrina Van Tassel, que ajuda-o nas investigações e por quem se apaixona protegendo-a até o fim da trama.

O Planeta dos Macacos (2001)

O filme estreou em 2001 e era baseado no romance homônimo de Pierre Boulle, publicado pela primeira vez em 1963. O filme foi protagonizado por Mark Wahlberg, Tim Roth e Helena Bonham Carter, entre outros. A obra conta a história da chegada do astronauta Leo Davidson em um planeta habitado por macacos humanóides inteligentes. Os macacos tratam os humanos como escravos, mas com a ajuda de uma macaca chamada Ari, Leo inicia uma rebelião.

Leia a resenha do livro:
http://indiqueumlivro.literatortura.com/2015/08/21/o-planeta-dos-macacos-de-pierre-boulle/

Peixe Grande (2003)

O filme é baseado no romance homônimo de Daniel Wallace. Com estreia em 2003,o filme contou com atuações de Ewan McGregor, Jessica Lange e Marion Cotillard, entre outros. A história do filme gira em torno de Ed Bloom, um grande contador de histórias que quando jovem saiu de sua pequena cidade-natal, no Alabama, para realizar uma volta ao mundo. A diversão predileta de Ed, já velho, é contar sobre as aventuras que viveu neste período, mesclando realidade com fantasia.

A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005)

Este filme é, na verdade, a segunda adaptação cinematográfica da obra homônima escrita por Roald Dahl, em 1964. O filme estreou em 2005 e foi protagonizada por Johnny Depp e Freddie Highmore. Quase uma década antes, Burton havia adaptado – como produtor – outra obra de Dahl:  James e o Pêssego Gigante.


Alice no País das Maravilhas (2010)

Baseado no livro de Lewis Carroll, o filme estreou em 2010 e foi protagonizado por Johnny Depp, Mia Wasikowska, Helena Bonham Carter e Anne Hathaway, entre outras figuras. O filme recebeu uma série de críticas dos amantes dos livros por acharem que o filme perdeu muito do encanto do livro ao ser transposto para o sombrio universo de Burton.

Leia a resenha do livro:
http://indiqueumlivro.literatortura.com/2015/12/13/alice-de-lewis-carroll-2/

Fonte: http://queleer.com.ve/2016/03/19/5-libros-llevados-al-cine-de-la-mano-de-tim-burton/

 

Related posts

“O que não tem nome” aborda a busca de uma mãe para dar sentido ao que não pode ser nomeado

UM CAFÉ COM A MUSA E OUTROS CONTOS: o flagrante do extraordinário que se esconde no prosaico e no cotidiano

“Todas as minhas mortes”: artista carioca de projeção internacional Paula Klien estreia na literatura, aos 55 anos, com romance autoficcional