Você conhece Zilda Arns, uma das maiores mulheres do Brasil? Zilda Arns Neumann foi uma médica sanitarista que dedicou a vida a cuidar de crianças.
Em 1983, fundou a Pastoral da Criança, para ajudar famílias carentes a evitar a mortalidade infantil, por meio da disseminação do soro caseiro. Ao longo dos 25 anos que comandou a Pastoral, Zilda conseguiu atingir 72% do território nacional, além de 20 países da América Latina, África e Ásia. Ela foi uma das poucas brasileiras a ter uma indicação ao Prêmio Nobel da Paz, em 2006, quatro anos antes de falecer.
Leia também: Padre Júlio Lancellotti inaugura Biblioteca Comunitária para população em situação de rua em São Paulo
“Como os pássaros, que cuidam de seus filhos ao fazer um ninho no alto das árvores e nas montanhas, longe de predadores, ameaças e perigos, e mais perto de Deus, deveríamos cuidar de nossos filhos como um bem sagrado, promover o respeito a seus direitos e protegê-los.”
Zilda Arns Neumann, em palestra no Haiti
Em 2012, numa seleção por um formato internacional, Arns foi eleita a 17° maior brasileira de todos os tempos. Zilda Arns encontrava-se em Porto Príncipe, Haiti, em missão humanitária, para introduzir a Pastoral da Criança no país. No dia 12 de janeiro de 2010, pouco depois de proferir uma palestra para cerca de 15 religiosos de Cuba, o país foi atingido por um violento terremoto. A Dra. Zilda foi uma das vítimas da catástrofe.
Naquele momento ela estava discursando. Quando as paredes da igreja desabaram, a médica estava no último parágrafo do discurso que ela não chegou a terminar. Ela falava da importância de cuidar das crianças “como um bem sagrado”, promovendo o respeito a seus direitos e protegendo-os, “tal qual os pássaros cuidam dos seus filhos”.
Todo nosso respeito e agradecimento!