“Livros restantes”: novo filme estrelado por Denise Fraga chega aos cinemas no próximo mês

Com previsão de estrear nos cinemas no dia 11 de dezembro, “Livros Restantes” é o novo filme estrelado pela atriz Denise Fraga.

Ao refletir sobre a maturidade feminina, as mudanças e a literatura, o longa-metragem lança um olhar sensível sobre uma fase da vida em que, normalmente, as mulheres se tornam invisíveis na sociedade. Assim como a memória e os recomeços, os livros também desempenham um importante significado na condução da história.

Leia também: Baseado no livro “Enterre seus mortos”, Selton Mello estreia em novo filme nos cinemas

Na véspera de se mudar para Portugal, Ana Catarina, professora de literatura, que vive numa comunidade pesqueira em Florianópolis, percebe que restam 5 livros da sua estante que não conseguiu doar em razão de dedicatórias e marcas. Por isso, a protagonista decide devolvê-los para quem a presenteou, mas, para isso, precisará revisitar o seu passado.

Com uma equipe majoritariamente feminina, o filme tem direção e roteiro de Márcia Paraíso, coprodução Brasil- Portugal com a Plural Filmes e distribuição da H2O Films. As gravações ocorreram em 2024, tendo como cenários Barra da Lagoa, uma comunidade pesqueira de Florianópolis, e Aveiro, em Portugal. No elenco, além de Denise Fraga e Augusto Madeira, atores catarinenses como Renato Turnes, Vanderleia Will, entre outros.

“Queria muito falar sobre essa etapa, de quando nos tornamos invisíveis, mas a partir da mudança da personagem protagonista, o último mês que antecede sua ida para viver em Portugal. “Livros Restantes” fala dessa preparação, do tempo que antecede uma revolução em sua vida. Acredito que, ao longo da história que desenhamos e escrevemos sobre nós, aqueles que são ligados aos livros, quase que, numa reação automática, conseguem relacionar momentos importantes de sua vida ao conteúdo que liam, exatamente naqueles instantes. Muitas histórias pessoais e subjetivas são marcadas pelos amores, livros, lugares e filmes. Livros Restantes apresenta justamente essa relação da protagonista com a literatura para tratar de sentimentos humanos”, destacou a diretora.

Confira o trailer:

Fonte
Fonte

Related posts

5 filmes para conhecer a Nouvelle Vague Japonesa

“Foi Apenas um Acidente”(2025) é jornada coletiva atravessada pela incerteza

Conceição Evaristo e “Carolina Maria de Jesus” se encontram ao final das filmagens de Quarto de Despejo