Diretamente de São Lourenço do Sul–RS, nos deparamos com o belíssimo trabalho de Rodrigo Seefeldt e seu Projeto Fuscoteca do Amadinho, que tem feito a arrecadação e a distribuição de livros durante a participação em feiras e escolas da cidade.
Durante todo o ano, Rodrigo coloca os livros dentro do Fusca Amado (fabricado em 1971) e percorre escolas e eventos de rua do município de São Lourenço do Sul–RS, distribuindo cerca de 450 livros infantis e adultos em ações que refletem afeto e, sobretudo, o incentivo à leitura.
É impressionante quantos livros cabem no peculiar fusquinha amarelo, e como a Fuscoteca que já possui jingle e faz a alegria das crianças por onde passa, promovendo as trocas solidárias de livros e fortalecendo o hábito da leitura em pessoas de todas as idades.
As campanhas para arrecadação dos livros são frequentes e, em setembro, a Fuscoteca já havia distribuído mais de 1.000 livros gratuitos em São Lourenço do Sul-RS. Para que a Fuscoteca aconteça, o projeto é executado via Lei Aldir Blanc e também conta com o apoio de diversas empresas locais e de toda a comunidade.
A Fuscoteca do Amadinho recebe todos os tipos de livros, exceto livros didáticos e as doações podem ser feitas através do contato com o escritor Rodrigo Seefeldt e do Instagram @fusca_amadinho.
Rodrigo Seefeldt, idealizador da Fuscoteca do Amadinho, é um apaixonado por fuscas e carros antigos. Ele acredita que os momentos vividos deixam marcas na pele e na lataria dos carros. Talvez por isso, ele esteja promovendo momentos que irão deixar marcas para sempre nas memórias das pessoas que ele e seu fusca amado encontram pelo caminho.