Criado em 2022, o projeto Leitura em Movimento, desenvolvido pelo Grupo de Trabalho (GT) de Humanização do Hospital Regional do Cariri (HRC), no Ceará, disponibiliza livros e revistas para pacientes, acompanhantes e trabalhadores da unidade por meio de uma biblioteca itinerante.
A ideia surgiu da equipe ao observar que pacientes passavam longos períodos sem atividade durante a internação. Com o objetivo de proporcionar bem-estar e tornar o ambiente hospitalar mais humanizado, bem como uma alternativa para transformar a rotina e aproveitar o tempo tanto como uma forma de entretenimento quanto de conhecimento, a iniciativa teve boa adesão e receptividade.
Leia também: Professor incentiva a leitura com biblioteca itinerante em bicicleta
Um dos exemplos foi o caso de Mateus Barreto, 27 anos, natural de Icó, que está internado no hospital em decorrência de uma fratura no quadril após um acidente de moto. O paciente começou a participar do projeto e encontrou na leitura um modo para enfrentar o período de recuperação: “Acho que é uma boa iniciativa. Eu uso mais porque estou sem celular, mas acho bom ler também. Melhora bastante a questão da comunicação. É como se fosse um filme para mim. Depois que começa a ler, dependendo do livro, você vai se envolvendo e querendo saber mais e mais da história. Aí tanto ajuda a passar o tempo como você aprende também”, salientou o jovem.
Num carrinho, os livros chegam às unidades de internação e permanecem à disposição dos que circulam no local. “A biblioteca impacta de modo positivo no nosso usuário a partir do momento que incentiva a leitura, é um momento de entretenimento, possibilita o aumento de conhecimento e ameniza a imagem do hospital como local de dor, sofrimento e espera”, destacou Cícera Hermínia, ouvidora do HRC e integrante do GT de Humanização.
O acervo da biblioteca teve início com doações dos próprios trabalhadores do hospital, mas a comunidade também pode colaborar doando livros, gibis e revistas atuais no balcão de registro da recepção principal da instituição.