Ilustre acadêmico e poeta palestino morre da fome imposta por Israel em Gaza

Um destacado acadêmico, literato e poeta palestino faleceu devido à severa desnutrição causada pelo prolongado bloqueio de Israel à Faixa de Gaza, enquanto o regime continua sua guerra genocida no território palestino.

De acordo com relatos da mídia local, Omar Harb morreu no começo do mês após uma deterioração de sua condição de saúde nas últimas semanas. O número total de mortes associadas à fome em Gaza aumentou para 370, afetando predominantemente crianças, mulheres e idosos.

Leia também: Sally Rooney tenta doar lucro dos livros para a Palestina e governo britânico a acusa de terrorismo

O acadêmico de 60 anos enfrentou grandes dificuldades e declínio físico devido à guerra e ao bloqueio. Harb também sofreu a perda de pelo menos 26 membros de sua família, incluindo sua esposa, vários filhos e netos.

Além disso, cinco residências pertencentes à sua família foram destruídas por ataques israelenses.

Antes de outubro de 2023, o peso de Harb era de aproximadamente 120 quilos. Durante uma de suas últimas aparições na mídia, o peso do acadêmico havia reduzido para não mais que 40 quilos.

Harb, que possuía várias qualificações em psicologia e se formou na renomada Universidade al-Azhar, no Egito, estava envolvido em sua área até o início da ofensiva de Israel em Gaza, participando regularmente de eventos regionais.

Veja:

Related posts

“Nó da madeira”, de Luciana Lubiana narra ternura e trauma na relação com o pai

Audiovisual emprega quase 60% a mais que indústria de automóveis no Brasil, apesar da instabilidade

Sueli Carneiro recebe o Prêmio Juca Pato de intelectual do ano