5 livros que mudaram a vida da Ministra Cármen Lúcia

Cármen Lúcia Antunes Rocha, nascida em 1954, em Montes Claros (MG), cresceu em Espinosa, onde a leitura moldou sua infância. Formada em Direito pela PUC-MG (1977), com mestrado e doutorado em Direito Constitucional, foi advogada, promotora, juíza do TRE-MG e desembargadora do TJMG.

Nomeada ao STF em 2006 por Lula, foi a segunda mulher na Corte, presidindo o TSE (2012-2014) e o STF (2016-2018). Defensora dos direitos humanos e democracia, é autora de *Direitos de/para Todos* (2004, relançado 2024) e *O Direito à Vida Digna*. Solteira, católica, vive em Brasília e, aos 70 anos, segue ativa no STF.

Em matéria para a Revista Serafina da Folha, a Ministra Carmen Lúcia falou de sua vida, incluindo os 5 livros que mudaram a sua vida. Para ela, essas obras são tão essenciais que ela sempre retorna, de vez em quando, para reler. Confira:

Fio da Navalha, de Somerset Maugham

Depois de participar da Primeira Guerra Mundial, o jovem Larry Darrell retorna para sua confortável vida em Chicago. Porém, abalado pela dura e sangrenta experiência da guerra, ele deseja algo além de um bom emprego, de uma bela noiva, de alguns amigos influentes e do vácuo espiritual do seu meio. Darrel quer buscar outro propósito na vida, afora “semear e morrer”. 

Compre aqui:
https://amzn.to/3VOP2j2

Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles

Os poemas aqui reunidos – cada qual com vida própria – formam um longo e único poema, lírico e épico ao mesmo tempo em que conta a história de Tiradentes, o mártir da Inconfidência Mineira. Elaborado por meio de uma profunda pesquisa, a conspiração revolucionária de poetas é recriada com maestria pela imensa poeta Cecília Meireles.

Compre aqui:
https://amzn.to/4pjZFIc

A Divina Comédia, de Dante Alighieri

Texto fundador da língua italiana, súmula da cosmovisão de toda uma época, monumento poético de rigor e beleza, obra magna da literatura universal. É fato que a “Comédia” merece esses e muitos outros adjetivos de louvor, incluindo o “divina” que Boccaccio lhe deu já no século XIV. 

Compre aqui:
https://amzn.to/48eet53

Crime e Castigo, de Fiódor Dostoiévski

Publicado em 1866, Crime e castigo é a obra mais célebre de Fiódor Dostoiévski. Neste livro, Raskólnikov, um jovem estudante, pobre e desesperado, perambula pelas ruas de São Petersburgo até cometer um crime que tentará justificar por uma teoria: grandes homens, como César ou Napoleão, foram assassinos absolvidos pela História.

Compre aqui:
https://amzn.to/4pygEH8

Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa

Publicado originalmente em 1956, Grande sertão: veredas é uma das obras mais apaixonantes da literatura brasileira. Ao narrar o mundo através dos olhos de Riobaldo, Guimarães Rosa constrói um romance fascinante, que mescla sofrimento, luta, alegria, violência, amor e morte em uma prosa extremamente inventiva. Neste clássico arrebatador, as paisagens percorridas pelos jagunços ganham uma dimensão universal e profundamente humana. “Sertão: é dentro da gente.”

Compre aqui:
https://amzn.to/4nmSWLP

Related posts

5 filmes para conhecer a Nouvelle Vague Japonesa

28 brasileiras famosas que já publicaram livros

3 motivos para ler “O perigo de estar lúcida”, leitura de Odete Roitman em “Vale tudo”