“StoryTerra”: plataforma mapeia obras por localização e período histórico

“Você já terminou um livro ambientado no Japão feudal e se perguntou o que estava acontecendo no mundo viking naquele exato momento? Ou assistiu a um filme ambientado na Nova York dos anos 1980 e desejou poder explorar outras obras que se desenrolavam naquela mesma década? Ou jogou um videogame ambientado no século XIX e quis saber quais outras histórias se passavam naquela época e local?” 

Para o criador do StoryTerra, plataforma, em inglês, que mapeia livros, filmes, programas de TV e jogos por localização e período histórico, o cenário de uma narrativa, seu local e período específico, é um personagem em si e por isso ele sempre quis encontrar uma maneira de conectar esses fios, de ver quais histórias eram vizinhas no tempo e no espaço.

Reprodução/StoryTerra

Ele, então, iniciou sua jornada com a coleta de dados publicamente disponíveis sobre filmes, livros, programas de TV e jogos até chegar a um mapa interativo onde os usuários podiam explorar as obras com base em localização e tempo, mas como o próprio criador do site lembra, “histórias não existem no vácuo. Elas são moldadas pelo mundo em que acontecem.”. Desta forma, lado a lado com as narrativas fictícias, os usuários passaram a poder explorar a história do mundo real. 

Leia também: Exposição em Londres exibe desenhos “assombrosos” feitos por Victor Hugo

É possível definir um período, selecionar um local no mapa e ver quais eventos reais estavam acontecendo naquele tempo e lugar. De civilizações antigas, grandes revoluções, eras de ouro, a momentos transformadores na história das cidades.

Por exemplo, se você estiver explorando Os Miseráveis, de Victor Hugo, ambientado em Paris, em 1832, você descobrirá a Rebelião de Junho acontecendo nas mesmas ruas, ao mesmo tempo.

Reprodução/StoryTerra

Curioso para saber o que estava acontecendo em outros lugares durante o mesmo período? Uma busca em eventos/eras históricas, no exemplo de Os Miseráveis. Enquanto a Rebelião de Junho se desenrolava em Paris, os Estados Unidos estavam no meio da Crise da Nulificação (1827-1832).  

O que começou concentrado na ficção, com livros, filmes e jogos, mapeados por localização e tempo, aos poucos possibilitou aos usuários explorar eventos e períodos históricos da mesma maneira.

Segundo seu criador, o StoryTerra não é apenas um mapa de ficção; é um mapa do diálogo entre ficção e história. 

Fontes:

StoryTerra;

Nexo Jornal.

Related posts

Conheça Ramin Karimloo, o iraniano que se tornou um dos maiores nomes do teatro musical do mundo

Peça: “Os Anjos vão para o céu” volta para o Cemitério de Automóveis depois de 23 anos

Boneca Eva completa 45 anos ainda atraindo turistas em Nova Friburgo, no Rio de Janeiro