Professor incentiva a leitura com biblioteca itinerante em bicicleta

Com o objetivo de incentivar a leitura, o professor de história Jairo Henrique criou o projeto da biblioteca itinerante em João Pessoa, na Paraíba.

Diante do resultado do levantamento da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada em 2024, demonstrando a queda do número de leitores no país, esse tipo de iniciativa tornou-se cada vez mais importante e necessária.

Leia também: Borrachalioteca: conheça a biblioteca comunitária que surgiu dentro de uma borracharia em Minas Gerais

Jairo Henrique, professor que desenvolveu o projeto da biblioteca itinerante com o objetivo de impulsionar a leitura — Foto: TV Cabo Branco/Reprodução

“Eu amo os livros. Eles foram meus grandes companheiros, foram meus grandes amigos. […] Com a leitura você pode fazer as coisas melhor, ser mais criativo, ser mais assertivo. É imprescindível”, afirmou o professor.

Além de tornar o contato mais acessível, os livros transportados por meio de uma bicicleta são ofertados gratuitamente para quem tiver interesse. A biblioteca itinerante reúne obras para todos os gostos e idades – clássicos da literatura, poesia, romances e gibis infantis.

Biblioteca itinerante que circula com livros por João Pessoa atrai a curiosidade de jovens — Foto: TV Cabo Branco/Reprodução

“Eu acredito que a leitura transforma e é de fundamental importância para a vida de qualquer ser humano. A gente vê, com base nas experiências [que tiveram com a biblioteca itinerante], que as pessoas se interessam. Só falta um empurrãozinho”, disse a educadora social Daniela Meira.

Fonte

Related posts

De “guerras individuais e feridas que não se fecham” se faz ‘Hum’, diz Samir Mesquita

“Deus é o não-dito”: o silêncio luminoso de John Berger em “O toldo vermelho de Bolonha”

O cão na matilha de lobos: Javert e a traição de classes