“Coração Pequeno”: romance de Gabriel Stroka Ceballos explora linguagem não-linear e formas de solidão na infância

Coração Pequeno: primeiro romance do autor é narrado por um menino que, através de fluxo de consciência, tenta elaborar o próprio desamparo

A perda é assunto recorrente na literatura. E este pode até ser o ponto de partida de Coração pequeno, romance de estreia do escritor Gabriel Stroka Ceballos. Mas o autor, aqui, também faz uma pesquisa literária da solidão infantil. O desamparo começa desde a linguagem e a busca por nomear o mundo, passando pela ausência materna, a distância do pai, a falta de amigos e da convivência escolar.

Leia também: “Cartas Perto do Coração”, de Fernando Sabino e Clarice Lispector, aproxima o leitor à vida da escrita 

O romance se constrói de um só fôlego, em uma narrativa não-linear e em primeira pessoa. O protagonista, que se apresenta como Deus, ou Deusinho, embarca em seu monólogo, alternando entre memória e sonho, consciente e inconsciente. O ritmo original de Coração Pequeno chegou a ser elogiado pelo escritor Marcelino Freire: “Li grudado na velocidade da escrita”.

A narrativa traz um fluxo de pensamento que remete à escritas como a de Virgínia Woolf e Ernesto Sábato, escritores que influenciam o autor. Mas com o tom e o uso cru que as crianças fazem das palavras. O livro também explora religiosidades diversas e a força que têm para formular o sofrimento nas culturas. “A Bíblia, o Alcorão e o Bhagavad Gita fazem parte do livro e, além disso, sempre me interessaram no aspecto literário”, conta Ceballos.

Gabriel Stroka Ceballos é graduado em Comunicação Social e estuda Filosofia. Começou a escrita deste seu primeiro romance em 2013. Agora, depois de mais de dez anos trabalhando no original, apresenta um trabalho cujo fôlego está em emular uma força que, por fim, escancara todo desamparo humano.

O lançamento será no dia 20/09, na Livraria Simples, em São Paulo.

Sobre o autor:

Gabriel Stroka Ceballos nasceu em 1989, em São Paulo. Estreou na poesia com Não foi assim que nos pediram os que morriam? (Editora Urutau, 2022). Coração Pequeno é seu primeiro romance.

Título: Coração Pequeno

Autora: Gabriel Strokas Ceballos

Número de páginas: 160 p.

ISBN: 9154141323493

Preço: R$ 64,90

Editora: Cachalote

Related posts

“Baleia”: Felipe Bier estreia na poesia em busca de novos horizontes estéticos e “natureza ativa”

A poesia livre, revolucionária e brilhante de Gilka Machado em “Poesia completa”

Conceição Evaristo e “Carolina Maria de Jesus” se encontram ao final das filmagens de Quarto de Despejo