Aos 90 anos, Adélia Domingues, aluna do EJA, vai publicar o primeiro livro

Adélia Domingues concluiu seus estudos no Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), recentemente. Mas se você pensa que esta foi a maior superação de Adélia, se prepare porque o céu é o limite para ela.

Agora, após formada, Adélia Domingues resolveu publicar um livro que irá contar sua própria história, com o título: ‘Construída em Retalhos‘, com previsão de lançamento ainda este mês, quando completará 90 anos.

O livro é um compilado dos relatos da infância da autora, na cidade de Pinheiro Machado, no Rio Grande do Sul (RS), e sua luta para conseguir criar seus filhos e levar o sustento para casa.

Inicialmente, serão impressos 150 exemplares de “Construída em Retalhos”, sendo que 80 deles estão no sistema de venda antecipada.

A trajetória de Adélia Domingues

Estudar demorou muito para ser uma opção. Adélia teve que interromper os estudos aos 14 anos, quando teve que começar a trabalhar e assumir obrigações com a família. Ela ficou viúva precocemente e, por isso, teve que assumir as despesas da casa durante muito tempo.

Com o passar dos anos, as crianças cresceram e começaram a trilhar seus próprios caminhos. Adélia, após longo tempo sozinha, casou-se novamente e se mudou para a cidade de Florianópolis–SC, onde tinha familiares.

A mudança se deu em 1996 e, posteriormente, seu segundo marido faleceu. Sua irmã, Zélia, também concluiu os estudos no EJA em Porto Alegre–RS e como é possível perceber, lutar pelos sonhos, é coisa de família.

Para além das letras

Mesmo tendo concluído os estudos, Adélia Domingues continua frequentando as aulas do EJA na UFSC e, além disso, oferece aulas de fuxico, técnica que utiliza retalhos de tecido para produzir peças decorativas.

Para que uma peça de fuxicos seja concluída, é necessário muito trabalho e muita dedicação, pois após concluir os fuxicos é preciso uni-los de maneira paciente e harmoniosa para obter o resultado esperado.

Related posts

Feminicídio bate recorde no Brasil e essa é uma história que os livros também contam

Unidos da Tijuca homenageará Carolina Maria de Jesus no Carnaval 2026

Tela Brasil: Novo serviço de streaming gratuito visa popularizar produções do cinema nacional