Giovanni Nobile estreia coluna Destrava Letra na Rádio UEL FM

Quinzenalmente, coluna vai trazer dicas de livros e papo sobre literatura contemporânea

O jornalista, escritor e compositor Giovanni Nobile estreou, nesta semana, a coluna Destrava Letra, na Rádio UEL FM, emissora educativa da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Formado em jornalismo pela UEL, Giovanni Nobile trará sua experiência no mercado literário para dar dicas de leitura, especialmente sobre literatura contemporânea, na coluna Destrava Letra, mesmo nome de seu perfil no Instagram, onde debate sobre literatura.

O jornalista, escritor e compositor Giovanni Nobile

“A atuação como colunista na rádio é uma grata surpresa, para contribuir com essas minhas duas experiências profissionais. A ideia é que as colunas sejam quinzenais, ou seja, elas se intercalarão semanalmente, ora tratando sobre comunicação empresarial, ora trazendo dicas de livros e até mesmo eventuais notas sobre lançamentos literários. A ideia é falar sobre esses assuntos com leveza”, afirma Giovanni.

No campo da escrita, ele já teve experiências literárias e musicais. Como escritor, sua atuação teve início em 2023, com livro infantil publicado pela editora CasaKids (A Galeria de Arte da Fifi); e, em 2024, com livro de poesias pela Opera Editorial. Na música, tem parceria com Alexandre Neves, da Beloved George Band, além de trabalhar numa série de canções com previsão para lançamento ainda neste ano. Colabora com o Jornal Rascunho, maior jornal de literatura do país. E, desde 2022, mantém um perfil no Instagram para falar de livros (@destravaletra).

Leia também: Projeto da UnB mapeia a literatura brasileira de 1970 até os dias atuais com a criação do site Praça Clóvis

Mas desde antes disso, lá no início dos anos 2000, manteve um dos primeiros blogs de cultura da internet, o Presstensão, com poesias, crônicas, contos, entrevistas e resenhas culturais. Naquela época, essa atividade lhe rendeu o prêmio Top Blog Brasil na categoria Cultura.

Além, das composições musicais, está escrevendo novo livro de crônicas, com lançamento previsto para 2026. “Gosto de não ficar parado. De aprender coisas novas por meio das palavras, ter essas experiências diferentes e que vão dando repertório de escrita para um projeto maior que é um romance”, explica.

Related posts

“Escrever é forjar saídas criativas”: Entrevista com Fábio Franco, autor de “Faça de Tudo Para Não Precisar de Coragem”

“A vida é uma maratona”: Drauzio Varella ganha documentário inspirador sobre sua trajetória

“Um dia, todos terão sido contrários a isso”: Ao receber o National Book Award 2025, Omar El Akkad faz contundente discurso contra genocídio em Gaza