Mario Vargas Llosa, Nobel de Literatura em 2010, morre aos 86 anos no Peru

O escritor peruano Mario Vargas Llosa, vencedor do Nobel de Literatura em 2010, faleceu neste domingo (13) em Lima. A informação foi confirmada por seu filho, Álvaro Vargas Llosa, nas redes sociais: “É com profundo pesar que anunciamos o falecimento de nosso pai, cercado pacificamente por sua família.”

Considerado um dos maiores nomes da literatura latino-americana, Vargas Llosa integrou o “boom” dos anos 1960 ao lado de autores como Gabriel García Márquez, Julio Cortázar e Carlos Fuentes. Suas obras, como “A Cidade e os Cachorros” (1963) e “A Festa do Bode”, retratam a complexidade social do Peru com maestria.

Leia também: Vargas Llosa indica os 9 livros que todo mundo deveria ler

Foto: reprodução

Além de sua carreira literária, o autor era conhecido por suas posições políticas liberais, que frequentemente geravam controvérsia em meio a intelectuais de esquerda. Ele mesmo refletiu: “Nós, latino-americanos, somos sonhadores… por isso temos grandes artistas, mas também governantes medíocres.”

Nascido em Arequipa (1936), foi criado na Bolívia e no Peru. Sua carreira decolou com “Os Chefes” (1959), seguido por clássicos como “A Casa Verde” (1966) e “Conversa no Catedral” (1969), consolidando seu legado como um dos grandes escritores do século XX.

Compre um livro de Mario Vargas Ilosa aqui

Related posts

Remissão pela leitura: como Bolsonaro poderia reduzir sua pena com livros (mas provavelmente não vai)

Zilda Arns, a médica sanitarista que dedicou a vida a cuidar de crianças

“Nó da madeira”, de Luciana Lubiana narra ternura e trauma na relação de uma filha com o pai