Mario Vargas Llosa, Nobel de Literatura em 2010, morre aos 86 anos no Peru

O escritor peruano Mario Vargas Llosa, vencedor do Nobel de Literatura em 2010, faleceu neste domingo (13) em Lima. A informação foi confirmada por seu filho, Álvaro Vargas Llosa, nas redes sociais: “É com profundo pesar que anunciamos o falecimento de nosso pai, cercado pacificamente por sua família.”

Considerado um dos maiores nomes da literatura latino-americana, Vargas Llosa integrou o “boom” dos anos 1960 ao lado de autores como Gabriel García Márquez, Julio Cortázar e Carlos Fuentes. Suas obras, como “A Cidade e os Cachorros” (1963) e “A Festa do Bode”, retratam a complexidade social do Peru com maestria.

Leia também: Vargas Llosa indica os 9 livros que todo mundo deveria ler

Foto: reprodução

Além de sua carreira literária, o autor era conhecido por suas posições políticas liberais, que frequentemente geravam controvérsia em meio a intelectuais de esquerda. Ele mesmo refletiu: “Nós, latino-americanos, somos sonhadores… por isso temos grandes artistas, mas também governantes medíocres.”

Nascido em Arequipa (1936), foi criado na Bolívia e no Peru. Sua carreira decolou com “Os Chefes” (1959), seguido por clássicos como “A Casa Verde” (1966) e “Conversa no Catedral” (1969), consolidando seu legado como um dos grandes escritores do século XX.

Compre um livro de Mario Vargas Ilosa aqui

Related posts

Foto raríssima de Machado de Assis presidindo a ABL é encontrada por pesquisador

Aos 80 anos, idoso vende poemas nas ruas pra realizar sonho de publicar o primeiro livro

Cristina Rivera Garza, vencedora do Pulitzer 2024, faz incursão na memória em “Autobiografia do algodão”