Governo do Piauí anuncia distribuição do livro “Ainda Estou Aqui” nas escolas estaduais

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), anunciou na quinta-feira, 23 de janeiro de 2025, a distribuição do livro “Ainda Estou Aqui”, de Marcelo Rubens Paiva, nas escolas estaduais do estado. A obra, que retrata a busca de Eunice Paiva por respostas após o desaparecimento de seu marido, o ex-deputado federal Rubens Paiva, durante a ditadura militar brasileira, foi adaptada para o cinema e recebeu indicações ao Oscar 2025 nas categorias de Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz para Fernanda Torres.

Em suas redes sociais, o governador destacou a importância da iniciativa para a formação dos jovens piauienses. “O filme revive a memória da família do ex-deputado federal Rubens Paiva, vítima do regime autoritário que se instalou no Brasil em 1964; um alerta às novas gerações sobre a importância da democracia.”

“No Piauí, todas as escolas terão exemplares do livro Ainda Estou Aqui, para garantir mais cultura, história e o fortalecimento da democracia. São milhares de exemplares que a gente vai tá levando para todas as escolas públicas do estado do Piauí.” afirma Rafael.

A Secretaria de Educação do Estado do Piauí (Seduc/PI) está em processo de aquisição de 5.100 exemplares da obra para compor o acervo das bibliotecas escolares. A ação visa estimular debates sobre democracia, história e direitos humanos no ambiente educacional, proporcionando aos estudantes uma compreensão mais profunda sobre o período da ditadura militar no Brasil e suas consequências.

A iniciativa do governo piauiense segue uma tendência observada em outros estados brasileiros. Recentemente, o governo da Bahia também anunciou a inclusão do livro “Ainda Estou Aqui” nas bibliotecas das escolas públicas estaduais, com o objetivo de promover discussões sobre democracia e direitos humanos entre os alunos.

Leia também: Governo da Bahia vai distribuir livro “Ainda Estou Aqui” em escolas estaduais

A cerimônia de entrega do Oscar está marcada para o dia 2 de março de 2025, em Los Angeles, nos Estados Unidos. A indicação do filme “Ainda Estou Aqui” e da atriz Fernanda Torres reflete o reconhecimento internacional da qualidade do cinema brasileiro e a relevância de narrativas que resgatam momentos importantes da nossa história.

Com a distribuição do livro nas escolas estaduais, o governo do Piauí busca enriquecer o repertório literário dos estudantes, e fomentar uma reflexão crítica sobre o passado político, que se faz tão atual, do país, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes na defesa da democracia.

Related posts

“Um dia, todos terão sido contrários a isso”: Ao receber o National Book Award 2025, Omar El Akkad faz contundente discurso contra genocídio em Gaza

Conceição Evaristo publica dissertação de mestrado inédita sobre literatura negra em que surgem esboços das “escrevivências”

Leci Brandão se torna a primeira mulher negra a receber o título de Doutora Honoris Causa pela UFSCar