A V Nopok Mostra acontece neste domingo (8), no Museu da República, no Catete, e no sábado (14), na Praça do Trem, no Engenho de Dentro. O evento traz uma sequência de apresentações gratuitas, que vão do circo tradicional à palhaçaria contemporânea.
A mostra, que celebra a diversidade e criatividade de artistas e grupos de Duque de Caxias, Niterói, Nova Iguaçu, Itaguaí, Maricá, Queimados, Belford Roxo e Mesquita, é a última atividade da temporada de circulação da Caravana Nopok Multicultural. O projeto percorreu oito praças da região metropolitana do Rio durante o mês de novembro com a montagem “No Pocket: Um Espetáculo para Todos os Bolsos”, além de promover oficinas de circo gratuitas com grupos da região.
“A Nopok Mostra surgiu para criar espaços de experimentação artística no circo e promover trocas entre artistas”, destaca Fernando Nicolini, que integra o coletivo ao lado de Ernesto Poittevin.
“A Nopok Mostra surgiu para criar espaços de experimentação artística no circo e promover trocas entre artistas”, destaca Fernando Nicolini, que integra o coletivo ao lado de Ernesto Poittevin.
Desde 2015, o evento evoluiu junto com o Coletivo Nopok, adaptando-se para manter suas atividades. As duas primeiras edições, realizadas no espaço NEC (Fundição Progresso), apresentaram números inéditos e cabarés com artistas do circo carioca. Em 2017, a terceira edição celebrou os dez anos do grupo, reunindo mais de 70 artistas e 4 mil espectadores em 13 espetáculos e cabarés no Teatro Ziembinski e na praça adjacente. A quarta edição, em 2022, contou com 12 espetáculos de circo e palhaçaria em praças do Rio, promovida pelo Fomento à Cultura Carioca.
A circulação deste ano é patrocinada pela Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Especial de Integração Metropolitana e do Programa Integra Rio 2024.
Coletivo Nopok
O Coletivo Nopok, criado em 2007, se dedica à construção de uma linguagem própria no universo do circo e da comicidade. Em seus 17 anos de trajetória, o grupo desenvolveu cinco espetáculos: No Pocket, Deslizes, Carrilhão, O Homem Que Só Vê Metal e Venturo, além de criar números e cenas que marcaram presença em inúmeros festivais e mostras nacionais e internacionais. O Nopok também expandiu sua atuação organizando mostras, festivais, cursos e oficinas ao longo dos anos. Com a estrada em seu DNA desde a formação, o grupo tem como política apresentar-se em praças, ruas e diversos espaços públicos, levando sua arte a diferentes localidades e públicos de todo o Brasil. Para o Nopok, ocupar esses espaços com arte é uma forma essencial de democratização cultural e resgate da cidadania.
Serviço
Nopok Mostra
Onde: Praça do Trem – Engenho de Dentro
Domingo, 8 de dezembro
16h30 – Coletivo Nopok – No Pocket: Um Espetáculo para Todos os Bolsos (RJ)
17h30 – Cia Mala de Mão – O Grande Desafio Bamboleágico (Niterói)
18h30 – Os Três Marqueteiros – A Magia do Circo (Belford Roxo)
19h30- Se Essa Rua – Meu Brasil Brasileiro (Queimados)
Sábado, 14 de dezembro
16h30 – Turma em Cena – A Turma em Cena Chegou (Itaguaí)
17h30 – Sol Sem Dó – Cantigas para Todos Dia (Duque de Caxias)
18h30 – Patrick O Mágico – A Mágica do Riso (Maricá)
19h30 – CETA – Optcha! (Nova Iguaçu)