“Vestido de Noiva”: peça ganha nova roupagem sob a direção de Helena Ignez com Feminicídio em foco

Em Vestido de Noiva, Helena Ignez e Lucélia Santos apresentam um olhar feminino para dar um frescor a peça que completa 81 anos.

Existem peças que precisam ser revisitadas com outras perspectivas, e Nelson Rodrigues necessitava desse novo prisma, após um período de ausência por tentativas recentes de cancelamento. E nada melhor que um grupo de mulheres extremamente sagazes, para narrar Vestido de Noiva, uma das peças mais geniais e atuais de Nelson Rodrigues, que nessa montagem tem um olhar maior para o feminicídio.

Quando nos deparamos com a proposta de Helena Ignez para montagem de Vestido de Noiva, temos um palco minimalista, com poucos recursos, o que cria uma atmosfera criativa e extremamente potente, porque fica para o público a oportunidade de imaginar detalhes narrados pelas personagens que guiam a história. 

A narrativa segue dividida em três planos utilizados por Nelson Rodrigues, como uma ferramenta para explorar a complexidade da mente humana e a natureza da realidade, que são Plano da realidade, Plano da alucinação e o Plano da memória. Ao dividir a peça em três planos, Rodrigues permite que o espectador acompanhe a história por diferentes ângulos, desvendando a complexidade da mente de Alaíde.

Numa escolha estética muito bem encaixada, Helena Ignez abusa de projeções de uma forma belíssima, para deixar a montagem contemporânea, e conectar a história de forma clara para o público, desvendando aos poucos os mistérios de Alaíde.

As atuações são de um refinamento quase magistral, pois de certa forma, todas as atrizes que guiam a história tem alguma relação com Nelson Rodrigues. Lucélia Santos é uma das maiores especialistas na obra de Nelson, já tendo encarnado algumas de suas personagens mais complexas, como a Maria Cecília de “Bonitinha, mas Ordinária ou Otto Lara Resende”. Djin Sganzerla, estreou como atriz, dirigida por Antônio Abujamra, no espetáculo “O que É Bom em Segredo É Melhor em Público”, inspirado em crônicas de Nelson Rodrigues. Simone Spoladore, no cinema, viveu Alaíde em uma versão de “Vestido de Noiva” dirigida por Joffre Rodrigues. Temos também no elenco nomes como Clarisse Abujamra, Luciano Chirolli, Tuna Dwek, Jiddu Pinheiro, Michele Matalon, Luciana Frões e Luiza Barros, todos estão impecáveis assim como uma obra dessa magnitude pede.

Nelson Rodrigues, ficou algum tempo sem ser encenado pela complexidade exigida, em entender as camadas de personagens tão complexas, algo que eu acredito que somente mulheres podem entender, e ter a coragem de realizar um desafio como montar Vestido de Noiva, pois a partir do momento em que se expõe em cena esse texto, não temos que estar preocupados com a narrativa rodriguianas, mas as dores e as feridas causadas ao entender a complexidade dessas personagens, coisa realizada brilhantemente por esse grupo de mulheres que com esse reencontro com Nelson Rodrigues desenvolvem uma das obras mais interessantes do teatro brasileiro.

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Ficha Técnica:

Texto: Nelson Rodrigues

Direção: Helena Ignez

Assistência de Direção e Direção de Cena: Rafael Bicudo

Elenco:

Madame Clessi: Lucélia Santos

Alaíde: Djin Sganzerla

Lúcia: Simone Spoladore

Pedro: Jiddu Pinheiro

Dona Lígia (mãe): Clarisse Abujamra

Gastão (pai): Luciano Chirolli (participação especial)

Dona Laura (sogra): Tuna Dwek

Mãe do namorado: Michele Matalon

Mulheres do bordel: Luciana Fróes e Luiza Barros

Vozes off: Luciano Chirolli

Equipe Técnica:

Direção de Imagem (vídeo): André Guerreiro Lopes

Direção de Arte, Cenografia e Figurinos: Simone Mina e Carolina Bertier

Visagismo: Roger Ferrari

Iluminação: Aline Santini

Trilha Sonora e Sonoplastia: Aline Meyer

Arranjos e Canto: Cida Moreira

Pandeiro: Toni Nogueira

Vídeo Mapping: André Grynwask e Pri Argoud – Um Cafofo

Assistências:

Assistência de Direção de Imagem (vídeo): Rafael Talib

Assistência de Cenografia: Vinicius Cardoso

Assistência de Figurinos: Rick Nagash e Hellige Santana

Operação e Montagem:

Programação e Operação de Luz: Sibila

Montagem de Luz: André Mutton

Programação e Operação de Som: Kléber Marques

Operação de Vídeo: Rodrigo Chueri

Contrarregras: Júlia Cristina Cordeiro, Azre Maria Tarântula

Cenotecnia: Sasso Campanaro, Luciano Sampaio, Patrick Sanchez

Fotos de Divulgação: Ale Catan

Assessoria de Imprensa: Ney Motta

Gestão de Mídias Sociais: Sinny Comunicação

Produção:

Assistência de Produção: Alana Campos

Produção Executiva: Luiza Barros

Direção de Produção: Marcela Horta

Realização: SESC SP

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