“Hilda e Freud”: peça mergulha no onírico mundo da poeta Hilda Doolittle em sessões com Freud

Espetáculo da Cia. Inconsciente em Cena mergulha no onírico mundo da poeta Hilda Doolittle a partir de seus escritos sobre suas sessões de psicanálise com Sigmund Freud

Concebida para ser um espetáculo itinerante do Freud Museum, em Londres, onde estreou em 2013, “Hilda e Freud”, da Cia. Inconsciente em Cena, volta à cena. Escrito pelo dramaturgo, encenador e renomado psicanalista Antonio Quinet e dirigido por ele em parceria com Regina Miranda, o espetáculo é baseado na correspondência e nos escritos da poeta Hilda Doolittle sobre suas sessões com Sigmund Freud em Viena, na Áustria, nos anos 1930, num período conturbado em que a psicanálise estava florescendo e o mundo se deteriorava no período entreguerras. Em “Hilda e Freud”, o fundador da psicanálise é retratado pelo ponto de vista de uma paciente.

Em cena, Antonio Quinet dá vida à Freud e Juliana Teixeira à poeta Hilda Doolittle, uma mulher à frente de seu tempo, com vida afetiva libertária e conturbada, que busca na psicanálise um tratamento para seu bloqueio na escrita. A peça faz o espectador entrar no consultório de Freud e ver por dentro como é o processo de tratamento psicanalítico. Os medos, amores, lutas, sonhos e alucinações da paciente suscitam em seu analista intervenções geniais que mudam a vida da escritora, além de selar uma forte amizade entre os dois.

“A análise da poeta Hilda Doolittle com Sigmund Freud, na Viena dos anos 1930, compõe um dos mais importantes testemunhos sobre a prática da psicanálise efetuada por seu fundador”, conta Antonio Quintet, diretor da Cia. Inconsciente em Cena, grupo fundado por ele em 2005, com nove peças de repertório que dialogam com o universo psicanalítico.

Com vários livros publicados no Brasil e exterior, Quintet é referência ao unir a arte teatral a temas centrais da psicanálise, sobretudo o inconsciente. Quintet é ainda patrono do Freud Museum, de Londres, onde ministra cursos e encena peças de teatro.

Leia também: O que Lou Andreas-Salomé, a primeira mulher psicanalista, disse a Freud em cartas sobre a condição humana

A peça mescla uma linguagem poética e culta com projeções contemporâneas que ambientam o espectador na imaginação e no inconsciente dos personagens. A direção de arte e cenografia, assinadas por Analu Prestes, transportam o público para o poder evocador dos versos e das imagens poéticas do universo imaginista, movimento literário inglês do qual Hilda Doolittle foi o símbolo.

O espetáculo faz parte da pesquisa “Teatro e psicanálise”, desenvolvida por Antonio Quinet no âmbito do mestrado e doutorado da Universidade Veiga de Almeida, na qual pretende transmitir a psicanálise através do teatro, e assim levar ao público, artisticamente, às descobertas do inconsciente. Após as apresentações, haverá um bate-papo com o elenco e com uma personalidade convidada.

A Trajetória do espetáculo “Hilda e Freud”

“Hilda e Freud” estreou mundialmente em 2013 no Freud Museum, em Londres, casa original e consultório do psicanalista. Em 2015, foi apresentada em espanhol em Buenos Aires, na Argentina, e voltou para mais uma temporada em Londres. Em dezembro do mesmo ano, teve sua estreia no Brasil com Bel Kutner como Hilda Doolittle, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.

Desde então, a peça já foi apresentada em várias cidades do Brasil e também no exterior, em Barcelona (Espanha), Medelín (Colômbia), Nova York (Estados Unidos) e Melbourne (Austrália). Recentemente, em maio deste ano, esteve novamente em Londres no Freud Museum para apresentações em inglês e em português. A montagem já foi vista por mais de 18 mil espectadores.

Ficha técnica:

Texto: Antonio Quinet

Direção Compartilhada: Antonio Quinet e Regina Miranda

Elenco:

Juliana Teixeira como Hilda Doolittle

Antonio Quinet como Sigmund Freud

Assistente de direção: Joana Lima Silva

Iluminação: Fernanda Mantovani

Direção de arte e cenografia: Analu Prestes

Videocenografia: Mídias organizadas

Trilha sonora: José Eduardo Costa Silva

Figurino: Beto de Abreu

Técnico de som e vídeo: Túlio Fernandes

Visagismo: Josef Chasilew

Fotografia: Flávio Colker

Assistência de produção: Wagner Uchoa

Assistência de produção: Breno Costa

Realização: Cia. Inconsciente em Cena

SERVIÇO

Espetáculo: “Hilda e Freud”

Temporada: de 31 de outubro a 5 de dezembro de 2024

Apresentações: toda quinta-feira, às 21h

Teatro: Teatro Vannucci | Shopping da Gávea

Endereço: Rua Marquês de São Vicente 52 – 3° Andar

Ingressos: R$ 100 (inteira) e R$ 50 (meia)

Bilheteria online: https://bileto.sympla.com.br/event/98772/d/280442

Mais informações: https://teatro.institutoespe.com.br/hilda-e-freud/

Related posts

“Vestido de Noiva”: peça ganha nova roupagem sob a direção de Helena Ignez com Feminicídio em foco

“Crime e Castigo” de Liliane Rovaris celebra a vida e o luto em novo solo

“Gabriela, Cravo e Canela” ganha vida nos palcos cariocas em novo musical