De Totó a Benigni: 12 filmes para conhecer o melhor da comédia italiana

O Festival de Cinema Italiano no Brasil chega à sua 19ª edição e acontece de 7 de novembro a 8 de dezembro. O evento apresenta uma programação repleta de filmes inéditos e uma retrospectiva sobre o humor do cinema italiano.

A Sessão Retrospectiva, intitulada “O Humor do Cinema Italiano: de Totò à Roberto Benigni“, celebra a tradição cômica do cinema italiano com uma seleção de 12 filmes que marcaram épocas e estilos desde 1950 até algumas obras mais recentes.

A lista inclui filmes como O OURO DE NÁPOLES (1954), dirigido por Vittorio De Sica, CONFUSÕES À ITALIANA (1954), de Mario Mattoli, e GUARDAS E LADRÕES (1951), dirigido por Mario Monicelli e Steno, vencedor do Festival de Cannes em 1952.

A seleção segue com TOTÒ A COLORI (1952), de Steno, o segundo longa do cinema italiano rodado inteiramente em cores. O HOMEM DA CAIXINHA (1950), de Carlo Ludovico Bragaglia, traz um título inspirado na cultura popular de Nápoles, enquanto NÁPOLES MILIONÁRIA (1950), de Eduardo De Filippo, fez participação no Festival de Cannes em 1951.

Ainda será exibido ONDE PASSAREMOS AS FÉRIAS? (1978), dirigido por Alberto Sordi, Mauro Bolognini e Luciano Salce, que marca o primeiro papel de Anna Longhi no cinema. Os clássicos A DUPLA EXPLOSIVA (1974), de Marcello Fondato, e O COMUM SENTIDO DO PUDOR (1976), de Alberto Sordi, também integram a programação.

Leia também: A imensidão (2022): Penélope Cruz protagoniza filme sobre descoberta da transexualidade na juventude

Completam a lista ABISMO DE UM SONHO (1952), de Federico Fellini, e A VIAGEM DO CAPITÃO TORNADO (1990), de Ettore Scola, indicado ao Urso de Ouro no Festival Internacional de Berlim de 1991. Para encerrar a lista, O PEQUENO DIABO (1988), dirigido e estrelado por Roberto Benigni, vencedor do Prêmio David di Donatello de Melhor Ator.

Confira abaixo a sinopse completa dos filmes!

L’ORO DI NAPOLI (O OURO DE NÁPOLES)

Direção: Vittorio De Sica

Sinopse: Nesta antologia de histórias ambientadas em Nápoles, maridos e esposas navegam pela fidelidade, traição, uma variedade de vícios e a grande guerra dos sexos. Sophia Loren, aos 20 anos, interpreta a esposa calorosa do pizzaiolo local.

MISERIA E NOBILTÀ (CONFUSÕES À ITALIANA)

Direção: Mario Mattoli

Sinopse: O filme é baseado na obra de Eduardo Scarpetta. A história segue Felice Sciosciammocca, um escrivão napolitano, e seu amigo Pasquale, que são contratados pelo Marquês Eugenio para se passarem por nobres e impressionarem o pai de sua amada Gemma, uma bailarina de origem humilde. A situação se complica com mal-entendidos e identidades secretas, culminando em uma comédia de erros e confusões familiares.

GUARDIE E LADRI (GUARDAS E LADRÕES)

Direção: Mario Monicelli e Steno

Sinopse: Um habilidoso trapaceiro é preso, mas consegue escapar e se esconder. O policial que o perseguia perderá o emprego se não conseguir recapturá-lo. A busca é longa, mas, no final, ele descobre a residência do fugitivo. No entanto, o policial se apega à família, que não sabe de nada, e, em acordo com o ladrão, decide não revelar a prisão, justificando a ausência com uma suposta viagem.

TOTÒ A COLORI

Direção: Steno

Sinopse: No primeiro filme italiano a ser rodado em cores, Totò interpreta um músico chamado Antonio Scannagatti, que tem grandes esperanças de vender sua composição,”Epopea italiana,” para Tiscordi, um dos mais importantes empresários italianos. Será que ele vai conseguir?

47 MORTO CHE PARLA (O HOMEM DA CAIXINHA)

Direção: Carlo Ludovico Bragaglia

Sinopse: A história se passa em uma pequena cidade próxima a Nápoles no início do século XX. O Barão Antonio Peletti é um homem avarento e cruel que vive em uma casa luxuosa, mas gasta o mínimo necessário com as necessidades de seu filho e da futura nora.

NAPOLI MILIONARIA (NÁPOLES MILIONÁRIA)

Direção: Eduardo De Filippo

Sinopse: Uma combinação de sátira sobre a guerra e comédia com a guerra como pano de fundo. A história retrata o cotidiano das pessoas comuns vivendo em uma rua lateral de Nápoles de 1940 a 1950 sob o domínio dos fascistas, dos nazistas e, depois, das forças de ocupação aliadas. Entre os cidadãos estão Gennaro Iovine (Eduard De Filippo), que tem um talento para se meter em encrenca de maneira inocente, e seu amigo Pasquale (Totò). Este último é um limpador de trilhos que se torna um substituto profissional: um cadáver usado para ocultar contrabando; servindo pena de prisão para aqueles que não querem cumprir a pena; um substituto em um comício político quando a violência ameaça o palestrante agendado.

DOVE VAI IN VACANZA? (ONDE PASSAREMOS AS FÉRIAS?)

Direção: Alberto Sordi, Mauro Bolognini, Luciano Salce

Sinopse: Três episódios conectados pelo tema comum das férias. As férias de Tognazzi (sketch de Bolognini) começam mal: a jovem amante o abandona, mas sua ex-esposa parece disposta a uma reaproximação, ainda que temporária. No entanto, uma série de circunstâncias impedem os dois de irem para a cama juntos. No segundo episódio, o organizador de um safári se envolve em um crime por causa de uma mulher sedutora. A terceira história é a mais divertida: Sordi, um fruticultor romano de meia-idade, é convencido, junto com sua corpulenta esposa, a fazer umas “férias inteligentes” organizadas pelos filhos esnobes.

…ALTRIMENTI CI ARRABBIAMO! (A DUPLA EXPLOSIVA)

Direção: Marcello Fondato

Sinopse: Ben (Bud Spencer) e Kid (Terence Hill), rivais nos ralis, ganham juntos uma Dune Buggy. Para decidir quem fica com o carro, eles se desafiam em uma competição para ver quem come mais salsichas e bebe mais cervejas. O bar do parque de diversões onde ocorre a competição é destruído por uma gangue, e a Dune Buggy acaba pegando fogo. De rivais, os dois se transformam em aliados para obter justiça.

IL COMUNE SENSO DEL PUDORE (O COMUM SENTIDO DO PUDOR)

Direção: Alberto Sordi

Sinopse: Quatro episódios sobre o tema central do pornô. Um operário leva sua esposa ao cinema após quatro anos e fica escandalizado com a proliferação de filmes eróticos. O diretor de uma revista “para homens” vai para a cadeia, convencido de ser um mártir na luta contra o obscurantismo. Uma diva do cinema se recusa a filmar uma cena ousada, mas depois muda de ideia. A esposa de um magistrado (que está empenhado em uma cruzada contra a pornografia) se apaixona pela leitura das revistas apreendidas pelo marido.

LO SCEICCO BIANCO (ABISMO DE UM SONHO)

Direção: Federico Fellini

Sinopse: Um casal de recém-casados, Ivan e Wanda, chega a Roma em lua de mel, vindo do interior. Ele quer causar uma boa impressão nos parentes romanos, que têm conexões até no Vaticano, enquanto ela deseja encontrar o intérprete de seu foto romance favorito, “O Sheik Branco”. Ao deixar o hotel para tentar entregar-lhe um retrato, ela acaba descobrindo a mediocridade dele, enquanto o marido se esforça para esconder dos parentes o desaparecimento dela.

IL VIAGGIO DI CAPITAN FRACASSA (A VIAGEM DO CAPITÃO TORNADO)

Direção: Ettore Scola

Sinopse: A caminho de Paris, um grupo se perde durante uma tempestade e busca refúgio em um castelo pertencente a um nobre decadente, que deseja participar da jornada do grupo até a França.

IL PICCOLO DIAVOLO (O PEQUENO DIABO)

Direção: Roberto Benigni

Sinopse: Roberto Benigni é o diabo em pessoa. Com 400 anos de idade, ele está cansado de sua monótona vida no inferno. Na busca de novos “ares”, o pequeno e ingênuo diabo resolve encarnar-se em uma mulher gorda chamada Giuditta. Para ajudá-la, o padre provinciano Maurice (Walter Matthau) é chamado e realiza o exorcismo. Mas o maligno ser está relutante em retornar para “casa” e por isso, resolve esconder-se na igreja, decidido a atormentar a vida do pobre padre. Passando-se por seu sobrinho, este ser atrapalhado e falador passa a armar as maiores confusões, já que não conhece as malícias e os costumes do mundo dos homens.

A nova edição do FESTIVAL DE CINEMA ITALIANO NO BRASIL começa para o público no próximo dia 7 de novembro e se estende até 8 de dezembro, para diversas regiões do Brasil  e também via streaming.

Related posts

Cena de “O Conde de Monte Cristo”, nova minissérie da Mediawan, é revelada. Veja aqui!

Rodrigo Santoro vai protagonizar adaptação da Netflix de “O Filho de Mil Homens”, de Valter Hugo Mãe

5 livros de Han Kang, vencedora do Prêmio Nobel 2024, que você deveria conhecer!