A série Ilustre Leitor, conduzida por Márcio Debellian, recebeu em 2011, no SESC Bom Retiro, em São Paulo, a cantora e compositora Marina Lima para conversar sobre livros. No bate-papo, a artista comentou sobre a carreira, a aproximação com a poesia por intermédio do irmão Antônio Cícero e apresentou alguns de seus títulos preferidos.
Leia também: 10 livros indicados por Zélia Duncan
Confira os livros:
1.Do amor, de Stendhal
Sinopse: Nesta obra, o autor parte sua história pessoal e de diversos questionamentos, entre eles a origem do amor, como se forma a paixão, qual o papel do ciúmes, entre outros, para escrever sobre sua teoria da ‘cristalização amorosa’, onde o autor defende que a pessoa apaixonada cristaliza-se, fica paralisada, perdendo a habilidade de agir e raciocinar na presença da pessoa amada.
Compre AQUI!
2. Sentimento do mundo, de Carlos Drummond de Andrade
Sinopse: O poema-título, que abre o volume, registra a abertura do poeta para uma visão mais ampla da humanidade. No conjunto de poemas aqui reunidos, há também uma atitude política mais participativa e empenhada (mesmo que ciente de seus limites) na transformação da realidade. Esta nova amplitude, embora represente uma inflexão na obra de Drummond, não elimina, é claro, as fortes ligações que tinha com Minas Gerais e sua cidade natal. Os dois planos convivem, de forma mais ou menos tensa, ao longo do livro.
Compre AQUI!
3. Poesia, de Jorge Luis Borges
Sinopse: Nos sete últimos livros de poesia, escritos de 1969 até 1985, reunidos neste volume, uma sutil música de câmara confidencia os sentimentos mais íntimos na forma contida, límpida e exata das surpresas tranquilas. O elogio da sombra que se parece à cegueira, o fascínio de ouro dos tigres, a luz inacessível da rosa profunda, a moeda de ferro feito um espelho mágico do eu e do mundo, o caos que é a cifra de uma secreta ordem, tudo são poemas conjurados como verdadeiros dons da escuridão, dos sonhos, das alvoradas. O poeta que sempre amou a filosofia e os labirintos da reflexão repassa o vivido e se prepara, com lucidez e calma, para a morte.
Compre AQUI!
4. Fazes-me falta, de Inês Pedrosa
Sinopse: Neste livro, a autora compõe uma narrativa com duas vozes distintas – um homem e uma mulher – que se entrecruzam em monólogos e, gradualmente, apresentam sua intensa relação, num estado entre paixão e amizade. Mas esses são personagens que dialogam num contato partido, insólito, pois a mulher, cuja voz inicia esse romance, morreu ainda jovem. É ela, no entanto, quem ampara seu companheiro da perda e da solidão. Entre as lembranças de encontros e desencontros, caberá a ambos dizer o que nunca puderam pronunciar em vida, e curar antigas cicatrizes do passado.
Compre AQUI!
5. Flores raras e banalíssimas, de Carmen L. Oliveira
Sinopse: A autora conta a história do relacionamento entre a poeta americana e a paisagista e urbanista brasileira. Assumindo a homossexualidade com surpreendente naturalidade para a época, Lota e Bishop viveram um irradiante e, muitas vezes, conturbado romance, sempre cercadas de figuras marcantes da arte e da política. Na casa de campo de Samambaia e no apartamento de Copacabana, Bishop escreveu boa parte de sua celebrada obra poética. Enquanto isso, Lota lutava contra as forças burocráticas brasileiras para concretizar um velho sonho: construir o parque do Aterro do Flamengo, uma enorme área verde situada à beira da Baía de Guanabara. Obstinada com seus projetos profissionais, Lota pouco a pouco deixava Bishop cada vez mais solitária, magoada pela sensação de abandono. Flores raras e banalíssimas é o resultado de uma longa e cuidadosa pesquisa em arquivos da época, documentos inéditos, correspondências, poemas de Bishop, ofícios de Lota, diários, etc.
Compre AQUI!
6. O valor do amanhã, de Eduardo Gianetti
Sinopse: Os juros fazem parte da vida de todos. O princípio econômico é simples: o devedor antecipa um benefício para desfrute imediato e se compromete a pagar por isso mais tarde, e quem empresta cede algo de que dispõe agora e espera receber um montante superior no final da transação. Em O valor do amanhã, Giannetti defende que esse aspecto dos juros é apenas parte de um fenômeno natural maior, tão comum quanto a força da gravidade e a fotossíntese. Desde o momento em que aprendeu a planejar sua vida, o homem antecipa e projeta seus desígnios usando esta prática. O hábito de fazer dieta, a dedicação aos estudos e os exercícios físicos são situações da vida prática nas quais se manifesta a realidade dos juros. É dessa maneira original que Giannetti analisa o tema.
Compre AQUI!
7. Mito e música em Wagner e Nietzsche, de Luiz Claudio Muniz
Sinopse: Nesse livro, o autor baseou-se no trabalho desses dois grandes nomes do século XIX para, por meio do diálogo entre suas obras, relacionar o mito e a música. A visão que eles tinham da música sintetiza o pensamento de uma época, segundo o qual a música seria capaz de educar e formar um novo homem, como acreditava Wagner, e a vida sem música seria simplesmente um erro, uma tarefa cansativa, um exílio, como afirmava Nietzsche.
Compre AQUI!
8. Antônio Carlos Jobim: um homem iluminado, de Helena Jobim
Sinopse: Memórias da irmã de Antonio Carlos Jobim, um dos maiores compositores e maestros de todos os tempos. O relato intimista de Helena Jobim é uma mostra da tepidez que o Rio de Janeiro e a música de Tom evocam.
Compre AQUI!
9. Os 72 Nomes de Deus: tecnologia para a alma, de Yehuda Berg
Sinopse: Para a Cabala, os 72 nomes de Deus estão cifrados num código em três versículos da Bíblia, na passagem em que Moisés seca o Mar Vermelho para que os judeus possam fugir do exército egípcio. O rabino Yehuda Berg mostra quais ferramentas espirituais podem ser usadas a partir da revelação desse segredo, de nada menos que 3.400 anos.
Compre AQUI!
Veja a entrevista: