”Ganhou um Nome Quando Atravessou o Mar”: um acervo de memórias da história judaica

Ganhou um Nome Quando Atravessou o Mar: narrativa sensível de Silviane Scliar Sasson apresenta travessia de um avô — e seu povo — por continentes, adversidades e descobertas.

Ao mesclar as memórias de uma narradora que se lembra com carinho da infância na casa dos avós com a história do pequeno Mendel, que nasceu na Bessarábia, na Europa Oriental, e atravessou o mar com sua família para se refugiar no Brasil, esta narrativa profunda e sensível revela um pouco da história e da cultura do povo judeu, o enfrentamento das adversidades e as relações familiares e de amizade carregadas de afeto, conduzindo o leitor por uma travessia de descobertas.

Em Ganhou um nome quando atravessou o mar, Silviane Scliar Sasson entrelaça memórias de infância, relatos familiares e imaginação para compor ficcionalmente a história de seu avô Manoel, que imigrou no início do século XX para o Brasil, estabelecendo-se em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Partindo de uma perspectiva familiar, a obra apresenta temas de importância histórica e política, como imigração, perseguição às minorias, intolerância e antissemitismo. As ilustrações de Danilo Zamboni retratam a atmosfera fraterna que envolve os personagens e representam com maestria os diferentes cenários em que se passa a narrativa.

Ao final do livro, o posfácio assinado por Roberta Alexandr Sundfeld, diretora de Acervo e Memória do Museu Judaico de São Paulo, traz informações objetivas e enriquecedoras sobre a trajetória do povo judeu ao longo dos séculos. Assim, Ganhou um nome quando atravessou o mar promove uma experiência de leitura abrangente, tanto por meio da fruição estética quanto pelo desenvolvimento do pensamento crítico, essenciais à formação do leitor literário.

Leia também: Escritora Fabiana Grieco lança livro de poesia sobre maternidade na Bienal do Livro de São Paulo

Quem é Silviane Scliar Sasson?

Silviane Scliar Sasson nasceu em 1971, em Curitiba. Formada em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), é advogada e escritora de livros para crianças e adultos. Integra o Coletivo Era Uma Vez, que reúne autores e ilustradores de literatura infantojuvenil de Curitiba

O ilustrador do livro, Danilo Zamboni, nasceu em São Paulo, em 1986, e formou-se em Arquitetura, em 2010. Nesse mesmo ano, foi convidado a colaborar com o jornal Folha de S.Paulo. Em 2011, começou a trabalhar no escritório de arquitetura de Isay Weinfeld, fazendo desenhos em perspectiva para apresentar seus projetos aos clientes. Divide seu tempo entre desenhos de arquitetura, histórias em quadrinhos e ilustrações.

Ficha Técnica

Título: Ganhou um nome quando atravessou o mar

Autora: Silviane Scliar Sasson

Ilustrador: Danilo Zamboni

PosfácioRoberta Alexandr Sundfeld

Páginas: 112

Formato: 15,5 cm × 23 cm

Acabamento: brochura

ISBN:9788596043380

Preço: R$73

Editora: FTD Educação

Compre aqui!

Related posts

Lançamento do livro “Améfrica” celebra resistência afroindígena e traça narrativas contra dominação colonial

Tiago Rogero e o “projeto Querino”: um olhar afrocentrado sobre a história do Brasil

Enzensberger em perspectiva: “Destinatário Desconhecido” e a poética de Hans ao longo de sete décadas