“Negra percepção: sobre mim e nós na pandemia”: jornalista Rachel Quintiliano traz visão da mulher negra sobre a pandemia

Oswaldo de Camargo assina orelha do livro ‘Negra percepção: sobre mim e nós na pandemia’, da jornalista Rachel Quintiliano 

O jornalista e escritor Oswaldo de Camargo foi convidado para escrever o texto da orelha do livro da também jornalista Rachel Quintiliano (@rachelqtl), ‘Negra Percepção: sobre mim e nós na pandemia’. 

Segundo Camargo, o livro lançado pela editora Dandara, “entra, com força, coragem e sinceridade raramente vistas, nessa arena em que os instrumentos do nosso protesto, com a palavra na imprensa negra, livros, revistas, já inscreveram na história do negro nomes como Francisco de Paula Brito, Abdias do Nascimento, José Correia Leite, Carolina Maria de Jesus e tantos outros. Este livro de Rachel soma-se a todos eles, trazendo novo alento à luta negra e conclamando mais uma vez a esperança”.

O principal objetivo da jornalista e promotora da equidade de gênero e raça, Rachel Quintiliano (@rachelqtl), ao escrever o livro “Negra Percepção: sobre mim e nós na pandemia”, foi refletir e compartilhar uma leitura de mundo. Ela desejava fazer isso a partir de um lugar específico de fala.

Assistir, ouvir, ler e, até certo ponto, sentir sobre o impacto da pandemia de Covid-19 na vida de pessoas negras atravessou a escrita de Rachel Quintiliano. Isso abriu espaço para conversas sinceras, cheias de posicionamentos, reflexões e dúvidas expressas em sua coluna mensal em um veículo de imprensa negra. Agora, essas reflexões estão reunidas em livro.

A partir de uma série de artigos sobre temas diversos, escritos entre 2020 e 2022 e divididos em três capítulos, a publicação apresenta um olhar sobre como a pandemia afetou de maneira distinta indivíduos negros e não negros. Além disso, a pandemia também causou sofrimento, abriu espaço para uma política de morte e revelou estratégias de resistência em um contexto de democracia frágil.

Sobre a autora de “Negra percepção”

Rachel Quintiliano é jornalista, defensora dos direitos humanos e escritora. Com uma abordagem simples, escreve sobre ser mulher negra na atualidade, que inclui passar por temas como racismo, machismo, discriminação, resiliência e amor-próprio.

Seus escritos são acessíveis, interessantes e uma fonte confiável de informações, porque são baseados em acontecimentos públicos, pesquisas e experiências pessoais, oferecendo uma visão aprofundada sobre cada tema. www.rachelquintiliano.com

Ficha técnica

Título: Negra percepção: sobre mim e nós na pandemia

Autora: Rachel Quintiliano

Direção editorial: Joselicio Junior 

Apresentação: Hamalli Alcântara

Orelha: Oswaldo de Camargo

Formato: 14×2 cm

Páginas: 96

Ano de Publicação: 2023

ISBN: 978-65-88586-23-5

Oswaldo de Camargo nasceu em Bragança Paulista (SP), em 1936. Foi revisor do jornal O Estado de S. Paulo, redator do Jornal da Tarde, diretor de cultura da Associação Cultural do Negro e um dos principais colaboradores de periódicos da imprensa negra. Muitos dos seus  livros foram publicados de forma independente e também pela Ciclo Contínuo Editorial. Recentemente, alguns títulos estão sendo revisados e publicados pela Companhia das Letras, entre eles o clássico,  “A descoberta do frio”, de 1978.

Related posts

Novela de Thomas Mann: o fascismo é capaz de hipnotizar?

Ambição, Poder e Destino: Anakin Skywalker, o Macbeth de Star Wars?

Uma nova cosmologia para ver o mundo: o livro africano sem título – Cosmologia dos Bantu-Kongo, de Bunseki Fu-Kiau