Ana Luiza Teodoro Coutinho Loureiro, de 18 anos, foi uma das 60 candidatas que conseguiu alcançar a nota mil na prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio 2023 (Enem). A candidata, que estudou na rede pública durante o ensino fundamental, é bolsista do Colégio Ph, moradora de Vila Isabel, no Rio de Janeiro.
Leia também: 17 obras de Clarice Lispector em áudio para ouvir online (e de graça!)
Com o tema da redação ‘Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil’, a estudante utilizou no seu repertório leituras de Clarice Lispector e Simone de Beauvoir, filósofa e intelectual francesa, referência nos estudos feministas.
Além da preparação do curso, o apoio dos professores e a escrita de várias redações ao longo do ano, as leituras foram fundamentais para atingir a nota máxima, conforme a jovem comentou em entrevista: “A Clarice é uma grande inspiração para mim. Li pela primeira vez aos 12 anos e toda vez que leio parece a primeira vez. Ela é minha predileta da vida. Sem contar que sou uma grande fã de literatura brasileira, como Machado de Assis, por exemplo. Acho que me apegar tanto aos meus ídolos e tornar eles repertório das minhas redações me ajudou muito, acabo escrevendo textos com a minha cara, sabe?”
Em 2022, Ana fez o Enem para treinar e conseguiu a nota 980 na redação e, em 2023, pretendia superar essa marca. O próximo passo da estudante é ingressar no curso de Direito, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Enem 2023 teve 60 redações nota mil
Cabe lembrar que nessa edição 60 redações alcançaram a nota mil, no entanto, apenas 4 estudantes foram oriundos de escolas públicas dos Estados do Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Tocantins, evidenciando a necessidade de maior empenho de políticas públicas voltadas ao ensino e à valorização dos professores. O destaque foi para a região Nordeste que concentrou o maior número, totalizando 25 estudantes.
Embora vários professores destaquem que para alcançar a nota máxima métodos ou técnicas sejam eficientes, é preciso, invariavelmente, que o aluno também expanda o repertório por meio de leituras. Tanto a bagagem literária quanto os assuntos da contemporaneidade favorecem no momento da elaboração da redação, visto que as propostas, em geral, contemplam temas atuais e relevantes da sociedade.